Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

CAPACITAÇÃO

Maternidade prepara equipe do Hospital Femina para reanimação neonatal

Foto: Da assessoria

Maternidade prepara equipe do Hospital Femina para reanimação neonatal
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Femina Hospital Infantil e Maternidade participaram do curso de “Reanimação neonatal”, certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no último fim de semana (10).


Leia Mais: 
Hospital e Maternidade Femina muda entrada que dá acesso à unidade

De acordo com a assessoria, a capacitação aconteceu no auditório da Femina. A aula contou com módulos teóricos e práticos, em que manequins simularam um bebê para as demonstrações das manobras pelos participantes.

Segundo a diretora técnica da Femina e uma das instrutoras do curso, Fernannda Pigatto, o objetivo principal da atualização profissional é garantir que a assistência seja feita da melhor maneira possível e evitar casos de anóxia neonatal (ausência de oxigênio adequado para as células cerebrais).

 “Sabemos que 1 a cada 10  bebês que nascem vão necessitar de ventilação, 1 a cada 100 de intubação e de 1a 2 bebês a cada grupo de 1000, de massagem e drogas”, cita a médica.

“O foco principal é aprender a ventilar o bebê e criar protocolos de atendimento. Então se a maior parte dos profissionais conseguir garantir que o bebê respire na hora que nascer o risco desse bebê evoluir para complicações é muito menor”, aponta.

A equipe da Femina já foi capacitada em “Reanimação neonatal”, mas está foi a primeira vez que a instituição organizou o evento. Além de Fernannda, foram instrutoras no curso as médicas Débora Dal Ponte e Bruna Pucca.

 “O curso envolve diversas fases do atendimento, desde o preparo da sala para uma situação de emergência, checagem de todo material e equipamentos, passando pela avaliação das condições de nascimento, para a tomada da melhor conduta até fases da reanimação como passos iniciais, maneira correta de ventilar, massagem cardíaca, e de auxílio ao médico na hora da administração de drogas, na parada cardíaca entre outros casos”, definiu a diretora da Femina.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet