Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

atualização

Tratamento de infecções em gestantes é discutido por obstetras em Cuiabá

Foto: Da assessoria

Tratamento de infecções em gestantes é discutido por obstetras em Cuiabá
O Hospital Infantil e Maternidade Femina promoveu reunião científica de Ginecologia e Obstetrícia com tema “Protocolo de antibióticoterapia e profilaxia na gestação”. O objetivo é atualizar a equipe médica sobre como identificar e evitar complicações, que vão desde morte materna, fetal ou neonatal até problemas de desenvolvimento do recém-nascido devido a infecções.


Leia mais: 
Maternidade prepara equipe do Hospital Femina para reanimação neonatal

Conforme a assessoria de imprensa, cerca de 10% das mortes maternas no mundo são atribuídas a sepse (infecção generalizada), que é considerada a terceira causa direta de mortalidade nesta população, superada apenas pelas complicações hemorrágicas e pela hipertensão. 
 
A infectologia Kadja Samara Sousa Leite abordou com os colegas obstetras quais são os tratamentos durante a gestação para infecções mais comuns na gestação. “Temos que lembrar que a partir de maio, aumenta a o risco de infecções respiratórias virais como Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória aguda grave e que a gestante faz parte do grupo de risco”.
 
Segundo a médica, qualquer infecção é um fator de risco para o binômio materno-fetal, porém, é preciso analisar a melhor forma de combater essa infecção. “Há risco de ruptura prematura de membrana, que pode induzir a parto prematuro, e até mesmo uso de antibiótico de amplo espectro podem levar a uma certa toxidade tanto para mãe quanto para o feto, inclusive o óbito materno e fetal que são os desfechos mais desfavoráveis”, alerta.   
 
A diretora técnica da Femina, Fernannda Pigatto, afirma que as sessões clínicas são mensais e tem o objetivo principal de atualização da equipe médica em assuntos de extrema importância no atendimento aos clientes, fazendo com que os pacientes da unidade tenham o melhor tratamento possível. 
 
“O tema abordado tenta prevenir as complicações ocasionadas pelo uso de medicamentos tanto para mãe, que passa por modificações fisiológicas e algumas mediações podem ser toxicas para ela, quanto para o bebê, que pode sofrer má formação. Porém, com os devidos cuidados prevenimos tais complicações e garantimos a segurança e qualidade na assistência”, analisa Pigatto.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet