Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Notícias / Ciência & Saúde

AACCMT doa equipamentos para a UTI Infantil do Hospital de Câncer

Da Redação - Fabiana Mendes

27 Mar 2018 - 15:35

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

AACCMT doa equipamentos para a UTI Infantil do Hospital de Câncer
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Câncer de Mato Grosso irá receber a doação de 12 respiradores, da Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT). A doação, no valor de R$651.360,00 são recursos oriundos das campanhas MC Dia Feliz, nos anos de 2014-2015, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald em parceira com a AACCMT. As campanhas aconteceram em Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Várzea Grande.

Leia mais:
Dia da luta contra câncer infantil: demanda na casa de apoio cresce e necessidade de nova sede é urgente

Os aparelhos são essenciais para o funcionamento dos leitos de UTI infantil, possibilitando que vidas sejam salvas.
 
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer(INCA), o câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Dados da AACCMT indicam que cerca de 20 crianças e adolescentes morrem por ano em Mato Grosso devido ao câncer. A Associação atende a 415 crianças, sendo que na casa ficam abrigados, alternadamente, 20 deles, acompanhados de um dos pais, todos de cidades mato-grossenses. Os demais assistidos são de Cuiabá e Várzea Grande, que embora não fiquem na casa, são atendidos com transporte, medicamentos, cesta básica e o que for necessário para o tratamento.
 
O presidente da AACCMT, Claudemir Ferreira explica que a aquisição dos respiradores foi uma necessidade e apontada no ultimo Fórum realizado em Cuiabá pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).
 
"Acreditamos que os leitos de UTI montados e futuramente em operação contribuirá de forma significativa para a melhoria  na qualidade do tratamento das crianças com câncer, o que infelizmente ano após ano constata-se um significativo aumento no numero de casos. A AACC MT não mede esforços para minimizar o sofrimento do paciente e da família assistida, sabemos que todos sofrem os efeitos de uma doença como essa”, contou.
 
Claudemir lembrou ainda que a participação da sociedade tem sido de suma importância para dar assistência aos beneficiários da AACCMT ."Costumo dizer que os nossos doadores quer sejam pessoas físicas ou empresas são verdadeiros anjos   enviados por Deus para estender a mão a quem precisa. Sei que Deus coloca as pessoas certas nos locais certos, e sei que cada qual tem uma missão a cumprir e com a ajuda de Deus cumpriremos a nossa", concluiu o presidente.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet