Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NADA MUDOU

Secretário de Fazenda descarta pagar salário de março antes do dia 10

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Secretário de Fazenda descarta pagar salário de março antes do dia 10
O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou que a folha salarial do mês de março dos servidores estaduais será paga até o dia 10 de abril, como já vem sendo praticado desde novembro de 2016 em Mato Grosso. No final do ano passado, o governador Pedro Taques (PSDB) chegou a anunciar que em 2018 os salários seriam pagos até o último dia do mês trabalhado, mas essa projeção, segundo Gallo, ainda não tem data para ser alcançada.


Leia mais:
- Pedro Taques projeta pagar salário dos servidores de MT até o último dia do mês trabalhado em 2018
- Governo paga salário de servidores de apenas 37 secretarias e órgãos; veja lista
- Sem reforma da previdência, servidores podem ficar sem salários dentro de três anos, diz Taques

“Pagamento do servidor está dentro da programação, dentro do que está previsto na Constituição do Estado, até dia 10. Nós trabalhamos com prioridades e uma das prioridades do Governo é certamente o pagamento aos municípios, do Fundeb, dos Poderes, a dívida [dolarizada] e a folha do servidor. Também, depois, obviamente os fornecedores. Então, continua sendo prioridade até o dia 10, conforme estabelece a Constituição”, disse Rogério Gallo, na noite da última quarta-feira (28).

A expectativa do Governo para este início de ano era que com a entrada dos R$ 496 milhões dos recursos do Fundo das Exportações (FEX) nas contas do Estado, o Executivo passasse ileso aos meses de janeiro e fevereiro, época em que a arrecadação do Estado tende a ser ainda mais baixa. No entanto, mesmo com o incremento do FEX e de outras verbas como da bancada federal, utilizada para pagar a Saúde, o Governo ainda encontra dificuldades para pagar os salários.

Em janeiro, a folha salarial do mês de dezembro, que deveria ser quitada até o dia 10, precisou ser escalonada. Um dia após o anúncio do escalonamento, o Governo anunciou que havia conseguido arrecadar o dinheiro necessário para quitar a folha.
O Poder Executivo de Mato Grosso possui quase 100 mil servidores, sendo cerca de 30 mil aposentados e pensionistas. A folha salarial bruta, com encargos e obrigações sociais, supera R$ 600 milhões.

Na avaliação de Pedro Taques, os frequentes atrasos, no entanto, não têm gerado impacto negativo à sua gestão. “Muita gente reclama que nós passamos os salários do dia 30 para o dia 10 e isso está previsto na Constituição. Ainda assim, muita gente quer entrar para o serviço público, então não está tão ruim assim. Mato Grosso tem o segundo melhor salário do Brasil”, fundamentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet