Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

SES apura

Mulher com síndrome respiratória morre com suspeita de influenza

Foto: Reprodução

Vírus da influenza

Vírus da influenza

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) apura a morte de uma mulher de 36 anos, em Tangará da Serra (244 quilômetros de Cuiabá), que foi a óbito com uma síndrome respiratória aguda, no domingo (8). Existe a suspeita de que o quadro tenha sido causado por algum tipo de influenza. Um laudo deve ser divulgado nos próximos 15 dias.


Leia mais:
Temendo Influenza, avicultores adotam medidas em Mato Grosso
 
A paciente não teve a identidade divulgada. O que se sabe é que ela foi internada no sábado (07) e um dia depois não resistiu e foi a óbito. Amostras laboratoriais já foram encaminhadas para a capital mato-grossense, onde o laudo será elaborado.
 
A possibilidade da morte ter sido causada por influenza é real. Porém, ainda é necessário que os exames comprovem isto.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que apura o caso, mas que ainda é tudo preliminar e é preciso aguardar os exames. Outros casos também estão sendo apurados no Estado. Um posicionamento da pasta deve ser dado até o fim do dia.

Doença

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. 

Sinais e Sintomas

Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril* (temperatura ≥ 37,8°C), com a curva térmica usualmente declinando após dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais acentuada em crianças. Os demais sinais e sintomas são habitualmente de aparecimento súbito, como:

Calafrios
Mal-estar
Cefaleia
Mialgia
Dor de garganta
Artralgia
Prostração
Rinorreia
Tosse seca


Podem ainda estar presentes:

Diarreia
Vômito
Fadiga
Rouquidão
Hiperemia conjuntival


*É importante notar que nem todas as pessoas com gripe observarão a febre.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet