Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Abril Verde

Crea-MT apoia campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho

Foto: Da assessoria

Engenheiro de segurança do trabalho e sanitarista Aubeci Davi dos Reais

Engenheiro de segurança do trabalho e sanitarista Aubeci Davi dos Reais

Com objetivo de alertas sobre a importância da prevenção de acidentes laborais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT) aderiu ao movimento nacional “Abril Verde”. A data traz como referência o Dia Mundial em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, comemorado em 28 de abril, instituído pela Lei n° 11.121/2005.


Leia mais: 
Crea-MT é convidado a participar das discussões sobre a Universidade Federal de Rondonópolis


Segundo informações da assessoria de imprensa, saúde e a segurança do trabalhador são temas que integram à rotina do Sistema, através da atuação das Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho e as entidades de classe, como a Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest-MT), que oferece aos profissionais da área de segurança do trabalho associados à ela, além de empresas públicas e particulares, cursos, treinamentos, seminários e congressos sobre a prevenção aos acidentes de trabalho.
 
O presidente da Amaest-MT, engenheiro de segurança do trabalho e sanitarista Aubeci Davi dos Reais, explica que os eventos relacionados aos temas desenvolvidos pela entidade vêm ao encontro da campanha “Abril Verde”. “A associação desenvolve vários encontros agregados aos movimentos nacionais para os profissionais da categoria. Dessa forma integramos informações cotidianas, através de ferramentas necessárias usadas nos processos operacionais das empresas, envolvendo principalmente trabalhadores da indústria. É por meio desses mecanismos que os riscos de acidentes são eliminados”, explicou Aubeci.
 
Ainda segundo o presidente da Amaest-MT, existem quatro tipos de acidentes no trabalho, o acidente sem afastamento (ASA), Acidente com Afastamento (ACA), Acidente com Percurso (APP), desde que esteja registrado no Recursos Humano da empresa que atua e o Acidente Fatal (AF), que acaba levando à morte.
 
Campanha – O movimento Abril Verde nasceu para discutir a questão da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando os órgãos de governo, as empresas, as entidades de classe e a sociedade civil organizada.
 
Profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, com os Engenheiros de Segurança do Trabalho são elementos fundamentais nesse processo, trabalhando diuturnamente para reduzir e até eliminar riscos, exercendo seu conhecimento técnico para que os trabalhadores cumpram as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
 
Dados oficiais: Dados da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRT/MT) mostram que 10.102 mil acidentes de trabalho registrados na Comunicação de Acidentes de Trabalho (CATs) foram emitidas em 2017. O número real pode passar de 30.mil em subnotificação.
 
Desse total, 80% foram acidentes típicos (8.107), 18% de trajeto (1.738), 1% por doenças relacionadas ao trabalho (subnotificação alarmante) e 1% por motivo ignorado 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet