Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

recém criada

Crea e entidades de classe falam sobre a criação da Universidade Federal de Rondonópolis

Foto: Da assessoria

Crea e entidades de classe falam sobre a criação da Universidade Federal de Rondonópolis
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou das discussões da recém criada Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na última sexta-feira (13).  Para o presidente do Conselho, João Pedro Valente, a UFR, deve ser voltada para a vocação econômica e social de Rondonópolis que é agroindustrial e da região que envolve pelo menos 18 municípios. As informações são da assessoria de imprensa.

 
Leia mais: 
Crea-MT apoia campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho

Ainda segundo João Pedro Valente a criação da Universidade Federal de Rondonópolis "vai interiorizar e democratizar o acesso à educação pública de qualidade para toda juventude de Rondonópolis e região, e esperamos que principalmente para o setor tecnológico com uma universidade não apenas nova, mas inovadora, comprometida com apoio científico e inovações tecnológicas e que abra o mercado de trabalho para maiores e melhores oportunidades a esses jovens graduados e pós-graduados", declarou.
 
Para Marcelo Mendes Vieira, presidente da Associação Rondonopolitana de Engenharia (AREA) e também professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), "a emancipação   impulsionará a tecnologia a cumprir demandas de mercado de trabalho no ramo do agronegócio, industriais e hidrelétricas instaladas não só em Rondonópolis e região, mas também em todo Estado".
 
Marcelo completa afirmando que "Mato Grosso está carente de profissionais no setor, e a UFR vem ao encontro da redução dessa carência. Consequentemente oportunizará a criação de cursos na área tecnológica e de engenharia", acredita.
 
O conselheiro, Carlos Roberto Michelini, avalia que com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis a sociedade local terá maior identificação e, essa proximidade proporcionará maior comprometimento e interesse em trazer respostas aos problemas locais, sejam sociais ou da área tecnológica.
 
José Rubens Selicani, é inspetor-chefe do Crea-MT em Rondonópolis e avalia como muito importante a instalação da UFP. "Tenho certeza que trará novas tecnologias, adequadas para as condições microrregionais, proporcionando o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas da região", declarou. "Podemos afirmar que uma universidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico de uma cidade e da região onde está inserida. A implantação da UFR produzirá efetivos econômicos e tecnológicos imediatos a partir, principalmente, do comércio e dos serviços especializados. E com a possibilidade real da chegada de novos cursos, chegam com eles, várias demandas de capital humano especializado e de instalações e infraestruturas necessárias para o desenvolvimento destes.
 
Sendo o retorno direto e indireto para a região inestimável. E com isso, a cidade de Rondonópolis continuará a ter seu crescimento tecnológico regional, firmando-se como pólo, na região sul de Mato Grosso", declarou o conselheiro e diretor, Marcelo Capellotto.
 
UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) já deverá dispor de sua unidade orçamentária para o ano que vem. Encaminhamento para inclusão de rubrica no Orçamento Geral da União/2019 foi feito pelo senador Wellington Fagundes, junto aos ministérios da Educação e do Planejamento e Gestão.  O objetivo, segundo o senador, é permitir que o processo tenha agilidade, transparência e flexibilidade".
 
Além de contemplar a UFR na elaboração do Orçamento, o senador Wellington Fagundes também pediu que os dois ministérios disponibilizem ação orçamentária específica relacionada à sua implementação. "Importante ressaltar que a criação da UFR agrega recursos orçamentários para Mato Grosso" – frisou.
 
O evento foi uma realização conjunta entre Senado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Rondonópolis e Comitê Pró-UFR. O seminário "Implantação e Gestão da Universidade Federal de Rondonópolis" foi transmitido ao vivo pela TV Senado e pode ser assistido pelo link abaixo:
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet