Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CONTA DO PASSADO

"Por que deixaram MT chegar a este ponto?", questiona Taques sobre fechamento de hospitais na gestão Maggi

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Num momento em que sofre severas críticas por conta de falhas no funcionamento da saúde estadual, o governador José Pedro Taques (PSDB) aproveitou a reinauguração do Hemocentro Doutor Navantino Borba, em Cuiabá, para soltar os cachorros no ministro da Agricultura e Pecuária, senador Blairo Maggi (PP), por ter fechado vários hospitais em Mato Grosso, durante a sua gestão. “A pergunta que se faz é a seguinte: Por que deixaram Mato Grosso chegar a este ponto?”, questionou ele, ao falar sobre a obra.

 
Pedro Taques aproveitou a atenção da imprensa, ao lado do procurador de justiça Edmilson da Costa Pereira, de Defesa do Patrimônio Público, e do deputado estadual Nininho Ondanir Bortolini (PSD), segundo secretário da Assembleia Legislativa, para enfatizar sua contrariedade com o fechamento de hospitais privados, na década passada. Segundo ele, a ‘conta’ pelo descuido no passado, hoje em dia, está sendo paga pelo seu governo.
 
Leia mais:
- Pedro Taques inaugura reforma de Hemocentro com dinheiro recuperado de corrupção

- Governo dá início a Caravana da Transformação em Cuiabá e espera atender mais de 100 mil pessoas

“A pergunta que não quer calar: por que compraram hospitais particulares e fecharam? Casos do Hospital São Thomé, Hospital Modelo, Hospital Santa Cruz, Hospital Santa Maria Bertila, em Guiratinga”, observou ele, para a reportagem do Olhar Direto.
 
O mais antigo era o Hospital Santa Maria Bertila, em Guiratinga, considerado referência no Centro-Oeste em várias  especialidades da medicina. Abriu os trabalhos em 1965 e fechou as portas em 2005. O Hospital São Thomé era a segunda melhor maternidade de Mato Grosso, ao lado dos Hospitais Geral Universitário (HGU) e Santa Helena, ambos filantrópicos.
 
Tendo localização privilegiada na área central de Cuiabá, o Hospital Modelo era também Pronto-Socorro e, atualmente, recebe a sede estadual da Regulação do Sistema Única  de Saúde (SUS). O Hospital Santa Cruz chegou a receber prêmios da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular por realizar cirurgias cardiovasculares e até mesmo transplante do coração, em Cuiabá.
 
Nesse período, houve também o reconhecimento internacional para o Hospital Santa Cruz, como da Philippine Association of Thoracic and Cardiovascular Surgeons Incorporated e European Society for Cardiovascular Surgery, algumas das instituições mais conceituadas do mundo.  E, mesmo com tal expertise, o hospital foi fechado pelo governo Maggi.

Pedro Taques criticou o fechamento dos hospitais privados e a ausência de unidades construídas pelo poder público. Seu governo, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, desde de 2015, está construindo o novo Hospital e Pronto-Socorro Municipal. Ele considera que foi um erro em que a maioria da sociedade, inclusive as instituições, assistiram em silêncio supulcral.

Outro lado
 
Blairo Maggi não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto. Maggi estaria em entrevista coletiva à imprensa, com sua equipe técnica, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, apresentando um relatório sobre sua viagem à Europa para reabrir mercados à carne brasileira.
 
O secretário de Estado de Saúde no seu governo era o atual desembargador Marcos Henrique Machado e, depois, Augustinho Mouro, também não atenderam ao Olhar Direto. Via Assessoria, o desembargador Marcos Machado enfatizou sua condição atual de magistrado e, em sendo assim, não poderia se manifestar sobre temas do Poder Executivo.
 
Augustinho Mouro atualmente é assessor do Tribunal de Contas de Mato Grosso e estaria “em reunião interna”, nesta terça-feira (17).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet