Olhar Direto

Terça-feira, 14 de agosto de 2018

Notícias / Cidades

Posto suspeito de lesar clientes é denunciado por fraude de 8 litros em bomba

Da Redação - Wesley Santiago

20 Abr 2018 - 15:32

Foto: Divulgação/PJC

Posto suspeito de lesar clientes é denunciado por fraude de 8 litros em bomba
Um motorista denunciou um posto, localizado na região central de Cuiabá, por um golpe conhecido como ‘Bomba Fraudada’. Durante o abastecimento, ele percebeu algo de errado ao completar o tanque e, quando foi a outro estabelecimento, constatou que o total que teria sido colocado é mais de oito litros superior a capacidade do tanque.

Leia mais:
Mesmo com alta acumulada de 20%, combustíveis têm venda recorde de 4 bilhões de litros em MT
 
Por conta do fato, a Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), da Polícia Judiciária Civil, em parceira com o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM/MT – INMETRO), realizou a fiscalização do local na última quinta-feira (19). Porém, não foram constatadas irregularidades nas bombas vistoriadas.
 
Conforme a queixa relatada no boletim de ocorrência, o cliente ao abastecer seu automóvel no referido posto de combustível, verificou que havia sido colocado 49,08 litros de gasolina, porém, o tanque não foi completado.
 
Diante da dúvida, a vítima foi a outro posto de combustível e completou o tanque, abastecendo mais 9,531 litros. Entretanto, somando os dois abastecimentos à quantidade é de 58,61 litros, o que ultrapassa a capacidade do tanque que é 50 litros, conforme consta no manual do veículo.
 
O delegado de polícia da Decon, Antonio Carlos de Araujo, informou que a partir da denúncia foi planejada a fiscalização no local e aferidos todos os bicos das bombas de combustível, para apurar a possível existência de bomba fraudada. “O consumidor é lesado na medida em que está abastecendo seu veículo, com quantidade menor de produto que ele pagará segundo registrado na bomba de combustível”, destacou.
 
Bomba Fraudada ou Bomba Baixa
 
Na fraude conhecida como "Bomba Baixa", a diferença do que é mostrado no visor da bomba e o que efetivamente entra no tanque pode ser de 10% do volume. A fraude que se tornou vantajosa aos proprietários de postos por ter punições mais brandas, no entanto, lesa o consumidor na quantidade de combustível que entra no tanque.
 
Nos próximos meses outros trabalhos de fiscalização integrada estão previstos para acontecer, em âmbito mais amplo, em postos de combustíveis da Capital, objetivando apurar também a qualidade do combustível e a existência de estabelecimentos clones.
 

43 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Junior
    24 Abr 2018 às 06:58

    Todos os tanques cabem mais do que consta no manual, só procurar no google que acharão vários testes.

  • Ivany
    23 Abr 2018 às 08:35

    Isso aconteceu comigo no posto Amazon boa esperanca, coloquei 30 reias de etanol, o meu carro ainda tinha um pouco de combustivel ou seja nao estava nem na reserva. Apos bastecer percebi que o marcador nao se movimentou ficou no mesno lugar, sai do posto andei 6 km meu carro entrou na reserva. Fiz a mesma km de volta ate o posto para reclamar e ainda fui insultada pelo gerente, onde veio alegar que meu carro que esta com problema, sendo que meu carro e novo nem tem nunhm tipo de mecanica acabei de fazer a primeira revisao, diante da situacao pedi nota fiscal daquele abastecimento, nao quis me fonecer disse que a nota so na hs sendo que retornei logo em seguida, sai dali sem resolver a situacao e com meu carro sem combustivel. Acho que as autoridades deveria fazer mas fiscalizacoes nesses postos que estao flaudulentos.

  • José do Egito
    22 Abr 2018 às 08:24

    Olha vo ufalar p vcs, sempre que abasteço com combustíveis do posto Amazon, meu carro engasga e pela manhã ele demora a dar partida. Tomem cuidado com esse posto. Eu não abasteço nunca mais com eles.

  • SGT LEGAL
    21 Abr 2018 às 21:03

    logico que a fiscalização não achou nada de anormal, pois sabemos que este dispositivo é acionado via controle remoto, ou seja so funciona quando querem, quer pegar mesmo tem que ir descaracterizado.

  • Jango sabio
    21 Abr 2018 às 19:39

    O Sr. Jango matou a charada, chegar lá tudo fantasiado, cheio de parafernalha e avisando que fará fiscalização, é lógico que lá de dentro o gerente aberta aquele famoso controle remoto... kkkkkk eita puliça!!!

  • Jango sabio
    21 Abr 2018 às 19:39

    O Sr. Jango matou a charada, chegar lá tudo fantasiado, cheio de parafernalha e avisando que fará fiscalização, é lógico que lá de dentro o gerente aberta aquele famoso controle remoto... kkkkkk eita puliça!!!

  • Juca Pirama
    21 Abr 2018 às 18:11

    "Por conta do fato, a Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), da Polícia Judiciária Civil, em parceira com o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM/MT – INMETRO), realizou a fiscalização do local na última quinta-feira (19)." *Porém, se não foram constatadas irregularidades nas bombas vistoriadas, só gostaria que eles explicassem como foi possível colocar 58,61 litros num tanque que cabe 50 litros sem que tenha ocorrido uma fraude ou um roubo.*

  • Consumidor
    21 Abr 2018 às 15:36

    Parabéns a essa bela equipe da DELEGACIA DO CONSUMIDOR pelo serviço efetuado.

  • Gerente de um posto por ai
    21 Abr 2018 às 11:14

    Olha gente. É muito facil sempre apontar o posto como culpado por qualquer anormalidade desde uma falha a uma "diferença" na quantidade. Esse mimimi de dizer que tem dispositivo eletronico nao rola!!! A fiscalização foi la. Fez seu papel e constatou que NADA CONSTA de irregular. The End

  • joao do pedegral
    21 Abr 2018 às 10:47

    Nao entendi o qual desse tal de Sargento Leonam quiz dizer, mas averdade e verdade sim, ja absteci por varias veze nesse posto Amazana petroleo e o combustivel dessa empresa não presta se e adulterado ou não meu carro por duas vezez deu problema sim, não abasteço nem de graça hoje onde tem essa bandeira passo longe.

Sitevip Internet