Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Resposta ao crime

Após dois ataques, polícia cumpre 13 mandados contra membros de facções criminosas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Após dois ataques, polícia cumpre 13 mandados contra membros de facções criminosas
As forças de segurança cumprem 13 mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (24), em continuidade ao trabalho de repressão a facções criminosas.  As ordens, expedidas pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara), são executadas no âmbito da operação "Panóptico Integrada - Fase 2", pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O objetivo é tentar reprimir as ações do crime organizado. Em menos de uma semana, a pasta foi alvo de dois ataques.


A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) foi quem representou pelos mandados para buscas e apreensões de materiais probatórios, com foco a fortalecer investigações desenvolvidas na unidade, referente a atuação de integrantes de organização criminosa, liderados por faccionados recolhidos em unidades prisionais de Mato Grosso.

A ordens judiciais são cumpridas em endereços residenciais nos bairros CPA (setores I, II, III e IV), Jardim Umuarama, Jardim Brasil, Altos da Serra, Jardim Florianópolis e Jardim Milênio, todos localizados em Cuiabá. 

A operação de caráter preventivo objetiva coletar dados sobre a facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, na prática de diversos crimes como tráfico de drogas, atentados a membros e órgãos públicos, crimes patrimoniais (roubos e furtos em residências, comércios e veículos), homicídios, explosão de caixas eletrônicos e outros. 

 "Estamos potencializando  nossas forças operacionais, incluindo todo o sistema de segurança pública estadual, sistema penitenciário, o Ministério Público, o Poder Judiciário, e agora a Polícia Federal,  para trabalhos conjuntos em resposta as ações da criminalidade organizada", afirmou o secretário de Segurança Pública, Gustavo Francisco Garcia.

Panóptico - significa construção, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal.

Ataques

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) encontrou um projétil na parede da Companhia de Policia Militar da Base Comunitária do bairro Lixeira, em Cuiabá, atacada na manhã desta segunda-feira (23) por um criminoso armado, que efetuou cerca de cinco disparos em direção ao local.  Este é o segundo ataque contra as forças de Segurança Pública em menos de uma semana.

A informação foi confirmada ao Olhar Direto pela Polícia Militar. Segundo as informações, o projétil é de calibre .380 e estava no fim de um muro, que fica na entrada da base. Com isto, fica confirmado que a base era alvo do criminoso, que fugiu logo depois de efetuar os disparos de arma de fogo.


Na última quarta-feira (18), supostos integrantes do Comando Vermelho (CV) explodiram o muro da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), durante a madrugada.  Dois suspeitos em uma motocicleta teriam sido os responsáveis e pixaram a marca da facção criminosa no muro. Havia servidoras das policiais Civil e Militar no local, mas ninguém se feriu.
 
Sobre este fato, a assessoria da pasta explica que "o sistema de segurança pública trabalha 24 horas por dia no combate ao crime, por meio de ações ostensiva e repressivas junto as Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec). Lembra ainda a última ocorrência que com menos de 24 horas foi identificado o suspeito de ter feito explosão no muro da secretaria".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet