Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Explicou decisão

Mau cheiro e esgoto em pista de caminhada fizeram secretário concretar tubulação no Parque das Águas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mau cheiro e esgoto em pista de caminhada fizeram secretário concretar tubulação no Parque das Águas
O secretário de Serviços Urbanos, José Stopa, explicou – em entrevista ao Olhar Direto – as razões que o levaram a mandar concretar a tubulação que leva esgoto até o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Segundo o gestor da pasta, análise da água já confirmou a presença de coliformes fecais, o que contribui para o mau cheiro no local, que é um cartão postal da Capital. Além disto, nos momentos de maior uso, os dejetos também passavam pela pista de caminhada, onde circulam várias pessoas.


Leia mais:
Secretário manda concretar tubulação que despeja esgoto no Parque das Águas
 
“Tem dois anos que estamos tentando o entendimento com os órgãos do governo para evitar que o esgoto vá para a pista. Infelizmente, não foi tomada qualquer providência. Fizemos como uma forma de enfrentar o problema para que se resolva. Obviamente que o prefeito já havia falado com o governador, eu também, documentamos tudo e os órgãos e não fizeram nada”, explicou o secretário ao Olhar Direto.
 
Segundo o secretário, o Parque das Águas é um cartão postal da cidade e um importante atrativo turístico: “Não podíamos deixar este esgoto correr a céu aberto, visto que é um problema fácil de ser resolvido. É só interligar com a rede de esgoto, tem uma estação coletora, não estamos pedindo nada impossível. Fazemos um apelo para os órgãos do Estado repensem suas atitudes”.
 
“Existe o problema do mau cheiro e também, nos momentos de maior uso do banheiro, o esgoto iria sobre a pista, coloca em risco até quem faz caminhada. Por fim, tem o dano ambiental na própria lagoa que está poluída. Isto impacto em toda a sociedade. Na análise da água já apareceu que tem coliformes fecais, dejetos dos banheiros. Nós já tínhamos sido notificados pelo Ministério Público (MP) duas vezes”, comentou o secretário.
 
O caso
 
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, concretou nesta segunda-feira (30), uma tubulação que leva esgoto até o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O secretário da pasta, José Roberto Stopa, divulgou vídeos em suas redes sociais, onde diz que a interrupção é uma “solução definitiva”.
 
Mesmo após cerca de um ano, desde que a Prefeitura de Cuiabá montou uma “força-tarefa” para impedir o derramamento de esgoto na Lagoa Paiaguás, que embeleza o Parque das Águas, nada teria mudado. “Algum prédio público, embora já notificado, insiste em despejar o seu esgoto, in natura no nosso maior cartão portal. Já denunciamos, tomamos todas as medidas possíveis”, afirmou.
 
A Prefeitura já havia pedido intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) em decorrência do esgoto despejado na lagoa. A medida foi necessária visto que, mesmo após o envio de notificações aos órgãos estaduais para que os mesmo se manifestassem sobre a regularização dos problemas detectados, a pasta não havia recebido nenhum projeto visando solucionar a demanda.
 
No ano passado, o excesso de dejetos sem tratamento reduziu drasticamente o nível de oxigênio na água da lagoa, resultando na morte de várias espécies de peixes e redução do pássaros que frequentavam as imediações.
 
A primeira leva de mortandade de pescado ocorreu em meados de 2016 e voltou acontecer em maio de 2017. Além da morte dos peixes, em determinados horários, o odor se torna insuportável, principalmente para quem está no Residencial Paiaguás e na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet