Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DISPUTA ACIRRADA

Oposição na Fiemt solicita informações após suspeita de "manipulação" em processo eleitoral

Foto: Assessoria de imprensa Fiemt

Atual presidente, Jandir Milan antecipou publicação do edital do processo eleitoral e todos os demais prazos

Atual presidente, Jandir Milan antecipou publicação do edital do processo eleitoral e todos os demais prazos

O processo eleitoral na Federação das Indústrias em Mato Grosso (FIEMT) ainda não começou oficialmente e já dá indícios de que será tumultuado. O Diário Oficial do dia 27 de abril que circulou na última segunda-feira (30) trouxe o edital para o pleito eleitoral que vai escolher a nova diretoria que comandará a FIEMT no quadriênio 2018/2022.


Leia também:
Críticas à gestão e FEEF marcam lançamento da candidatura de Kennedy Sales à presidência da FIEMT

Contudo, tal publicação está sendo contestada por empresários associados por ter sido antecipada. Ocorre que o atual presidente da instituição, Jandir Milan — que tenta fazer um sucessor para os próximos 4 anos – desrespeitou a decisão do Conselho de Representantes da FIEMT e antecipou a publicação do edital do processo eleitoral e, por consequência, todos os demais prazos eleitorais.

A ação é tão grave que pode, inclusive, culminar no afastamento temporário do presidente Jandir Milan e de seu 1º vice-presidente, em exercício do cargo, que por coincidência é pré-candidato à Fiemt, isto é, o Gustavo Oliveira, ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso.

Nesta segunda-feira (30), empresários que formam a chapa de oposição a Milan, representados pelo vice-presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas do Estado de Mato Grosso (SINDIQUIMI), Kennedy Sales, protocolizaram um requerimento junto à Fiemt solicitando áudio integral da reunião de Diretoria e Conselho de Representantes entre outras informações.

Pois, foi nesta reunião, do Conselho de Representantes da Fiemt que ficou definido o cronograma eleitoral do pleito 2018. Pela decisão colegiada, autoridade máxima da entidade, a publicação do edital deveria ocorrer no dia 02 de maio (hoje). Entretanto, o grupo foi surpreendido com o edital publicado no Diário Oficial no mesmo dia em que se deu a deliberação (27 de maio), ferindo decisão colegiada. 


Candidato da oposição, Kennedy Sales aponta "manobra" da diretoria atual e solicita informações da reunião de Diretoria e Conselho de Representantes. 

Ao publicar o edital com antecedência e em desrespeito à decisão colegiada, o presidente da Federação desrespeitou as disposições estatutárias, deixando de acatar a decisão do Conselho de Representantes da Fiemt, órgão máximo da entidade, composta por dois delegados de cada sindicato filiado.

Conforme consta do documento protocolizado por Kennedy, a FIEMT tem o prazo de 48 horas para apresentar as informações solicitadas. 

ELEIÇÕES NA FIEMT

Esta é a primeira vez na história da FIEMT que duas chapas disputam a presidência da entidade. “A antecipação do cronograma eleitoral e o total desrespeito à decisão colegiada demonstra certo desespero do grupo de situação. Isto traz sérias desconfianças, mas, sobretudo, fere a democracia e o direito daqueles que não querem a continuidade da gestão Milan, inclusive através de seu 1º vice-presidente”, ressaltou Kennedy, que também é pré-candidato à presidência da FIEMT.

Outro Lado

A assessoria da FIEMT em contato com a redação esclareceu que não houve nenhum tipo de alteração nas datas de seu processo eleitoral, estando mantido o calendário aprovado pela Diretoria na última sexta-feira, dia 27 de abril. A Federação reiterou ainda sua postura de rigor quanto aos procedimentos legais, bem como seu compromisso de conduzir o processo eleitoral interno com a máxima lisura, isenção, transparência e respeito à legislação vigente. 

Veja a íntegra da nota:

"A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) esclarece que não houve nenhum tipo de alteração nas datas de seu processo eleitoral, estando mantido o calendário aprovado pela Diretoria na última sexta-feira, dia 27 de abril.

A publicação do Edital no próprio dia 27 de abril, no Diário Oficial do Estado, decorreu exclusivamente do não funcionamento da Imprensa Oficial do Estado em todo o feriado prolongado. Com isso, não houve edição do Diário Oficial nos dias 30 de abril e 01 de maio. O edital publicado no dia 27 ficou disponível para consulta no dia 30 de abril. Portanto, para efeitos legais, considera-se publicado no próximo dia útil, 02 de maio. 

Isso significa que os prazos estão sendo contados regularmente, conforme determinam o Estatuto Social e o Regulamento Eleitoral da instituição, e em perfeita consonância com as deliberações tomadas nas reuniões de Diretoria e do Conselho de Representantes da instituição, em 27/04/2018.

A Fiemt reitera sua postura de rigor quanto aos procedimentos legais, bem como seu compromisso de conduzir o processo eleitoral interno com a máxima lisura, isenção, transparência e respeito à legislação vigente
".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet