Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Segundo passageiro

Piloto arremete durante pouso em Cuiabá para evitar colisão com outra aeronave

24 Mai 2018 - 18:05

Da Redação - Wesley Santiago/Fabiana Mendes

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Piloto arremete durante pouso em Cuiabá para evitar colisão com outra aeronave
Uma Airbus A320 da Avianca teve de realizar o procedimento de arremetida, na noite da última quarta-feira (24), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Segundo um dos passageiros que estava no voo, o motivo seria a decolagem de outra aeronave no momento do pouso. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o procedimento se deu por conta da mudança na direção do vento.


Leia mais:
Aeroporto de Cuiabá só tem combustível para mais quatro dias

Ao Olhar Direto, o passageiro – que não quis se identificar – afirmou que a aeronave estava em procedimento de pouso, quando já perto da pista, precisou arremeter. O fato gerou tensão nos que estavam dentro do voo. Porém, não houve desespero por parte das pessoas, já que a aterrisagem ocorreu minutos depois.
 
A reportagem verificou o procedimento realizado pelo piloto, através do site Flight Radar, que é especializado em acompanhar voos em tempo real por todo o mundo. É possível perceber que a aeronave chega normalmente para o pouso - conhecida como ‘final’ na aviação – e também na velocidade final (144 nós).
 
Quando a aeronave estava a 1.150 pés, o piloto percebeu um problema para pousar e, por segurança, decidiu arremeter. O comandante ‘acelerou’ os motores e iniciou a subida para realizar o procedimento de aproximação perdida. Depois, o pouso ocorreu normalmente, mas com atraso.
 
O superintendente da Infraero em Cuiabá, Luciano Porfírio de Oliveira Segura, explicou que, por vezes, a direção do vento muda e o piloto precisa arremeter e pousar por outra cabeceira. Porém, através do Flight Radar, é possível perceber que o pouso aconteceu na mesma cabeceira.
 
A Avianca informou que "na noite dessa quarta-feira (23), a aeronave que realizava o voo 6382, com origem em Campo Grande e destino a Cuiabá, realizou o procedimento de arremetida, quando se preparava para pousar. Logo depois, o avião pousou normalmente".

"A companhia esclarece que a manobra é um procedimento padrão na aviação e visa, acima de tudo, a segurança de todos a bordo, prioridade número um da empresa", completa a nota. A mesma aeronave seguiu normalmente para Campo Grande (MS), minutos depois. Clique AQUI para conferir as informações do site Flight Radar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet