Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Governo volta a liberar banho na Salgadeira; inauguração está próxima

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Governo volta a liberar banho na Salgadeira; inauguração está próxima
O banho no Complexo da Salgadeira, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga a Capital a Chapada dos Guimarães, será liberado, a partir de sua inauguração, devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Governo do Estado e o Ministério Público do Estado (MPE), na última quarta-feira (30).


Leia mais:
Mesmo com inauguração, banho na Salgadeira só será liberado após estudo

“Esse resultado foi possível porque houve o entendimento da importância ambiental e também social da Salgadeira, um espaço historicamente usado como lazer pelos mato-grossenses. Foi muito importante essa parceria e o controle feito pelo Ministério Público”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, que acompanhou o projeto de liberação ambiental por meio do promotor Marcelo Vacchiano.

A liberação foi possível após a aprovação do processo de licenciamento ambiental pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que deve atender a critérios de carga, que contemplam no máximo 45 banhistas simultaneamente em duas áreas, nas margens direita e esquerda.

Além do TAC, o Governo já discute com o Ministério Público a necessidade de aditivo ao Termo para ampliação no prazo final de entrega da obra para o dia 15 de junho. A prorrogação se dará com o objetivo de apresentar dados e documentos complementares ao processo de licenciamento ambiental para apreciação da Sema.

O local já está com 100% das obras concluídas, mas permanece fechado para contemplação. Conforme o Governo, a inauguração deverá acontecer nas próximas semanas. Pelo menos duas vezes, a data teve de ser alterada. A culpa recaiu sobre São Pedro.

Ao custo de R$ 12,6 milhões, a reforma foi executada pela empresa Concremax Engenharia Ltda. Segundo a Secretaria de Cidades (Secid), a Salgadeira está mais organizada, moderna e cumprindo exigências de responsabilidade ambiental. Agora, o complexo passará a contar com restaurante amplo, minimuseu, loja de souvenir, posto policial, mini auditório, área administrativa, playground, paisagismo e duas guaritas.

A novidade do projeto está na construção de uma estação de tratamento de esgoto, 24 postes de oito metros de altura, com lâmpadas de LED movidas à energia solar e a implantação de 540 metros de trilhas metálica, por onde os visitantes irão andar durante o passeio para evitar o contato com o solo e, consequentemente, sua depredação.

 O local também terá mirantes, rampas e portas que permitem acesso de pessoas com deficiência. Além de estacionamento com 100 vagas para veículos, sendo cinco para ônibus, 84 para carros, além de 10 reservadas ao administrativo do complexo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet