Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

CLIMA DE BELIGERÂNCIA

Em meio a confronto de governador com bancada, secretário de Aviação cancela visita a MT

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Em meio a confronto de governador com bancada, secretário de Aviação cancela visita a MT
Em meio a um suposto confronto do governador José Pedro Taques (PSDB) com  a maioria da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, agravada nas últimos dias, o secretário nacional Dario Rais Lopes, de Aviação Civil, cancelou visita a Cuiabá prevista para ocorre nesta segunda-feira (4). A clima de beligerância do Palácio Paiaguás com deputados federais e senadores mato-grossenses ecoa na Esplanada dos Ministérios, desde fins de abril.

 
Dario Lopes visitaria Pedro Taques para discutir a privatização de cinco aeroportos em Mato Grosso, com ênfase para o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A bancada federal não teria sido convidada pelo governador para participar do debate, o que teria provocado o cancelamento da vinda do secretário de Aviação Civil. Oficialmente, a assessoria do secretário alega problemas pessoais para o cancelamento. Ainda há a expectativa de que ele participe por meio de videoconferência.

Leia mais:
-  Líder do Podemos diz que conversa com Taques foi positiva, mas quer reunião com Mauro Mendes

- Com apoio de 4 partidos, PSDB ainda espera conquistar 6 legendas para compor chapa
 
Em princípio, a audiência já havia solicitada pela bancada. Todavia, Taques teria convidado apenas o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), pré-candidato ao Senado em sua provável chapa de reeleição. A decisão do governador provocou reação irada dos demais deputados federais e senadores. Diante da confusão, o coordenador da bancada, senador José Medeiros (Pode), decidiu solicitar uma outra reunião com Dario Lopes, com a presença dos 11 integrantes da bancada mato-grossense.  No convite do governo do Estado constava somente o nome de Nilson Leitão.
 
A maioria da bancada está distante de Pedro Taques, que trabalha em seu projeto reeleitoral. O senador Wellington Fagundes (PR) é pré-candidato ao governo de Mato Grosso e não quis analisar o comportamento do governador.  
 
A reunião seria para discutir a concessão dos aeroportos de Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop, além de convênios federais para as unidades aeroportuárias de Cáceres e Tangará da Serra.  Prefeitos, vereadores e deputados estaduais também foram convidados para o evento.
 
Sem adiamento
 
A assessoria da Secretaria de Estado (Sinfra) assegurou que a reunião de trabalho irá ocorrer mesmo sem a presença do secretário Dario Lopes. O encontro está previsto para iniciar às 13h30, no Salão Garcia Neto do Palácio Paiaguás, no Centro Político e Administrativo (CPA). Todavia, a presença de Pedro Taques não está confirmada.

Indisposição 

Em nota, o deputado Nilson Leitão garantiu que estendeu o convite à toda a bancada e lamentou o que ele classificou como "ruído de comunicação, possivelmente causado por assessorias de imprensa".

Veja a íntegra da nota:

Diante de notícias veiculadas na manhã desta segunda-feira (4), de que a bancada mato-grossense teria sido "desconvidada" a participar de audiência com o secretário nacional de Aviação Civil, no Palácio Paiaguás, por influencia ou para beneficiar o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), esclaremos que:

O convite feito ao secretário de Aviação Civil, Dário Lopes, para visitar Cuiabá e explanar as etapas da concessão de cinco aeroportos mato-grossenses foi feita pelo deputado Nilson Leitão em visita ao secretário e foi reforçada durante audiência pública na Câmara nos Deputados, conforme matéria distribuída aos veículos de comunicação;

As autoridades mato-grossenses foram convidadas através de ofício enviado pelo gabinete, além de ligações feitas pelo próprio parlamentar aos colegas da bancada;

A reunião estava inicialmente marcada para a próxima sexta-feira (8), mas foi antecipada por uma questão de agenda e o local, gabinete do governador, por ser um assunto de importância estadual;

Não há, portanto, qualquer afronta à bancada ou quem quer que seja, afinal, todos foram convidados, ainda que a iniciativa tenha partido do deputado Nilson Leitão;

Por fim, em respeito a bancada, o parlamentar nunca fez e jamais faria um evento como este para se promover, por entender que este é um assunto de enorme relevância à sociedade mato-grossense;

A reunião está mantida e será feita através de videoconferência.

Assessoria de Comunicação, Dep. Nilson Leitão.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet