Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

REAJUSTE E PCCS

Câmara aprova emenda para que auditores sejam chefiados somente por servidores efetivos

16 Jun 2018 - 10:00

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Câmara aprova emenda para que auditores sejam chefiados somente por servidores efetivos
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou emenda do vereador Diego Guimarães (Progressistas) ao projeto de reajuste salarial e do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos Auditores Fiscais de Tributo que assegura o cargo de chefia aos servidores efetivos. A pedida evita que profissionais sem qualificação comandem funções de fiscalização e arrecadação de tributos no município.


Leia mais:
PDT briga por vaga em chapa majoritária e está próximo de fechar com DEM para apoiar Mendes; Pivetta opção de vice

O projeto de autoria do Executivo Municipal realça que os cargos de Auditor Fiscal Tributário de Receita Municipal e de Inspetor de Tributos Nível III está há doze anos sem ajustes e por isso a importância da matéria e da melhoria na remuneração. 

O vereador Diego Guimarães explica que algumas demandas administrativas não avançam por causa da interferência política. “Isso me preocupa principalmente no Poder Executivo, que é responsável por levar as políticas públicas até a ponta. Desde o ano passado, elaboramos uma emenda à Lei Orgânica que visa priorizar que os cargos de direção, coordenação e gerência sejam ocupados por servidores efetivos”, avalia.

O pacote de mudanças apresentado pelo vereador e sobrescrevido por Marcelo Bussiki (PSB) prevê a redução em 50% dos servidores comissionados, além da aplicação da Lei da Ficha Limpa àqueles que ocuparem cargos por nomeação de políticos com mandato.

A proposta prevê que o número de servidores comissionados será condicionado à metade dos cargos providos. Este percentual deverá ser alcançado de forma escalonada.  Nos dois primeiros anos, o número de comissionados será reduzido para 80% do total de cargos providos. No terceiro e quarto ano, o número cairá para 70% e 60% do total, respectivamente.

Além da meta de redução, o projeto também propõe que os servidores comissionados estejam submetidos às mesmas regras da Lei da Ficha Limpa, destinada àqueles que disputam cargos eletivos. A ideia, segundo Guimarães e Bussiki, é evitar que os cargos por indicação sirvam de ‘cabides’ a políticos condenados.

Além de proibir o nepostimo convencional e cruzado, a proposta dos dois vereadores também limita ao que se chama de ‘nepotismo terceirizado’ quando parentes de políticos ocupam cargos em empresas terceirizadas contratadas pelo poder público municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet