Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VERDE NOVO 300

Florada de Ipês muda paisagem de Cuiabá; Avenida Mato Grosso ganha mais 80 árvores

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Florada de Ipês muda paisagem de Cuiabá; Avenida Mato Grosso ganha mais 80 árvores
A florada dos Ipês espalhados por Cuiabá já começou a mudar a paisagem urbana de alguns pontos da Capital. E a prefeitura está aumentabndo o número de árvores pela cidade. Iniciou-se no último sábado (12) os trabalhos de revitalização da Avenida Mato Grosso, na região central da capital. Serão feitos serviços de paisagismo, que contarão com o plantio de 80 árvores adultas de Ipês para colorir o local. Além disso, outros projetos devem promover o plantio da árvore típica do Cerrado, em um destes, inclusive, o cidadão pode solicitar o plantio do Ipê em sua calçada.

 
Leia mais:
Florada de Ipê transforma paisagem em Cuiabá; Cerca de 300 mil árvores devem ser plantadas
 
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Juares Silveira Samaniego, existem alguns projetos para o plantio de árvores nativas do Cerrado por Cuiabá, além da revitalização da Avenida Mato Grosso, entre eles o Disque Verde e o Verde Novo 300.

“Um é o Disque Verde, que conforme solicitação da população junto à Secretaria de Serviços Urbanos, o solicitante é cadastrado e a prefeitura vai plantar. Tem outro projeto que é o Cuiabá Verde Novo, que é junto com o Tribunal de Justiça, serão plantadas várias árvores nativas ou frutíferas, nisso entra o Ipê, entra Cajazinho, entra uma séria de árvores. E isto deverá ser plantado nos parques, pátios de escola, etc”, explicou o secretário.

Pelo projeto Verde Novo 300 já foram plantadas cerca de 6 mil mudas já foram plantadas em Cuiabá. O foco é nas plantas que tem a partir de 1,5 metro de altura, para que a perda seja menor.

Já com relação ao projeto Disque Verde, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Samaniego explicou que qualquer cidadão, de qualquer bairro, pode solicitar o plantio de árvores em sua calçada, sem qualquer custo. O serviço é solicitado pelo telefone (65( 3645-5518.

“O cidadão liga e pede para plantar, pode ser Ipê, Pateiro ou outra árvore nativa, e a Prefeitura vê o que tem disponível. A Prefeitura vai lá e planta e aí cabe à pessoa cuidar. Isso em qualquer bairro da cidade, na calçada. Se o cidadão quiser dentro da casa, no quintal por exemplo, ela tem que solicitar, ir lá no Horto Florestal, ver que muda que tem, e pegar, de graça”.

Outra região que deverá ser colorida pelos Ipês é a Avenida Mato Grosso. O trabalho de revitalização do canteiro central da Avenida e a construção de um novo relógio totem que fará a contagem para o tricentenário da Capital, são ações da Secretaria Extraordinária dos 300 anos.

De acordo com a Prefeitura, a previsão é de que, em aproximadamente 60 dias, toda a estrutura de concreto seja substituída pelo plantio de grama e de 80 árvores adultas de Ipês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet