Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

FRENTE FRIA

Moradores de rua sofrem com o frio e enfrentam baixas temperaturas com ajuda de doações

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Moradores de rua sofrem com o frio e enfrentam baixas temperaturas com ajuda de doações
Os moradores em situação de rua de Cuiabá têm sofrido com a repentina chegada da frente fria à capital. Nas praças e outros pontos onde costumam se abrigar, eles têm se aglomerado pra tentar enfrentar as baixas temperaturas. Mesmo com as doações que recebem, que torna o frio mais suportável, a esperança deles é que o frio dure por pouco tempo.

 
Leia mais:
Morador de rua passa a noite em bueiro para se proteger da madrugada mais fria do ano em Cuiabá
 
O grupo de moradores em situação de rua da Praça Luis de Albuquerque, na região do Porto em Cuiabá, receberam muitas doações de cobertores na madrugada desta terça-feira (10). Segundo eles as doações foram feitas por voluntários, que também lhes deram comida.

Para Ednildo Xavier, de 54 anos, outra estratégia que tem usado para encarar o frio é a bebida. Ele afirmou que mora na rua há muitos anos e sempre contou com ajuda de voluntários.

“Quem tem ajudado a gente é a população mesmo, vieram aqui de madrugada e entregaram muitos cobertores. Mas o frio está doído. Ás vezes trazem comida, mas um problema é que fica gelada. E olha não vou mentir, para dar uma esquentada a gente bebe uma pinga mesmo”.

Os cerca de oito moradores em situação de rua da Praça se aglomeraram embaixo de uma árvore, enrolados nos cobertores, e segundo eles, assim têm permanecido praticamente o dia todo. A esperança deles é que a frente fria seja breve.
 
“Eu ja estive em Porto Alegre, lá é pior. Aqui em Cuiabá pelo menos o frio dura uns três dias no máximo, então logo esquenta de novo. Mas agora a gente tem conseguido aguentar com esses cobertores”, disse um dos moradores, que não quis se identificar.
 
O projeto Aquece Cuiabá, da primeira-dama da capital Márcia Pinheiro, realiza a entrega de cobertores a cidadãos em situação de vulnerabilidade. O foco no entanto, não são apenas os moradores de rua, mas qualquer cidadão em necessidade. O projeto, no entanto, não é ligado à Prefeitura de Cuiabá.

A assessoria da Secretaria Municipal de Assistência Social afirmou que não estão sendo feitas ações específicas neste momento, para atender os moradores em situação de rua. Segundo a Prefeitura, não tem sido feita entrega de comida aos moradores de rua por causa de uma recomendação do Ministério Público, que é contra a realização de “sopão”.

Porém, afirmaram que continuam com as visitas de sempre, nos locais mais críticos da cidade, para oferecer acolhimento nos albergues da Prefeitura, caso o cidadão tenha interesse.

Frente fria

A frente fria que chegou a Mato Grosso deverá permanecer até a próxima sexta-feira (13), quando as temperaturas devem voltar a subir na capital mato-grossense e outros municípios do Estado. Nesta madrugada, o 9º Distrito de Meteorologia de Cuiabá registrou 13.1ºC na ‘Cidade Verde’. Em Diamantino, os termômetros chegaram a 12.5ºC.

Conforme o CPTEC, no sábado (07), um cavado (circulação dos ventos no sentido horário entre 10 e 5000 metros de altura) avançou e cruzou a Cordilheira dos Andes, favorecendo a formação de uma onda frontal. Com a atuação deste frente fria a nebulosidade deverá aumentar em vários pontos e a chuva deverá chegar para alguns setores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet