Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

festa tradicional

Wellington reforça necessidade de investimentos na cultura

Foto: Da assessoria

Wellington reforça necessidade de investimentos na cultura
O senador e pré-candidato ao governo Wellington Fagundes (PR) participou da tradicional Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). Na visita, o republicano reforçou a necessidade de aumentar os investimentos na cultura. As informações são da assessoria de imprensa.


Leia mais: 
Wellington Fagundes quer ex-reitora da UFMT como vice-governadora

São 12 dias de celebração que contam com a apresentação da Dança do Congo e Chorado, rezas cantadas, missas na Igreja Matriz, levantamento de mastros, cortejos pelas ruas do município, cerimonia de posse de novos festeiros, shows com bandas regionais, entre outros.

Wellington Fagundes lembrou a importância da cidade para a história de Mato Grosso e disse que o Brasil e o mundo precisam conhecer a tradição de Vila Bela."Aqui é o berço da cultura de Mato Grosso, qualquer governo que pense em mostrar a cultura do Estado, tem que mostrar Vila Bela, a origem de tudo. Sempre tivemos presentes na região, trabalhando em várias frentes, inclusive na infraestrutura", afirmou nesta segunda-feira (23).

Na avaliação do senador, é preciso trabalhar junto com os artistas mato-grossenses que promovem a cultura do Estado e trabalhar de mãos dadas, incentivando e fomentando essa área que é tão importante para a preservação da história.

"Para a história ser preservada, é importante a construção do congódromo, que a população de Vila Bela tanto espera, para ser um espaço que a nossa tradição seja mostrada e que vá além das nossas fronteiras. Os artistas desse Estado têm que ter mais apoio", afirmou Wellington.

Organizadores da festa e representantes da dança do congo criticaram o Governo do Estado por não ter cumprido com a promessa de campanha de 2014 de construir o congódromo e da falta de apoio para receber recursos para a tradicional Festança.

O organizador da festa, Nazário Frazão, disse que "para nós pleitear um projeto do Estado de R$ 160 mil para realizar essa festa, é a maior dificuldade do mundo. O projeto de 2017, nós só recebemos esse ano, dia 3 de março deste ano. Veja a dificuldade, tendo feito mais de dez viagens para Cuiabá para ver se conseguia esse dinheiro e não conseguimos. Passamos oito meses para receber, veja a dificuldade que temos para realizar uma festa desse tamanho", criticou antes do início da dança do congo.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet