Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MPE PEDIU PROVIDÊNCIAS

Dejetos de usina deixam rio em Jaciara com água escura e mau-cheiro; veja fotos e vídeos

Foto: Reprodução

Dejetos de usina deixam rio em Jaciara com água escura e mau-cheiro;  veja fotos e vídeos
Conhecido como um dos principais pontos turísticos mato-grossenses, o Rio Tenente Amaral, em Jaciara (a 143 quilômetros de Cuiabá), amanheceu com água escura e mau-cheiro nesta quinta-feira (25), decorrente de um erro operacional de uma usina, que soltou resíduos de cana de açúcar no rio. A poluição causou a morte de peixes e também impediu a entrada de banhistas. 


Leia mais: 
Temporada de Esportes Radicais de Jaciara terá oficinas de slackline, paraquedismo e muito mais

A Prefeitura do município, por meio da Superintendência de Meio Ambiente realizou uma vistoria no local a fim descobrir o motivo do incidente. O Ministério Publico do Estado (MPE), também pediu providências da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), para saber a proporção da poluição.
 
De acordo com o município, uma equipe do Meio Ambiente verificou no momento da inspeção e constatou que houve um erro operacional de uma usina, em uma das lagoas de contenção da vinhaça (resíduo originário da cana-de-açúcar).
 
A mesma foi rompida durante o trabalho de  manutenção e adequação, onde o braço hidráulico da máquina retroescavadeira fez com que rompesse uma das paredes laterais da represa, ocasionando o escoamento de efluentes da vinhaça em direção ao rio. Uma equipe de manutenção realizou no período da tarde de quinta-feira (26), a finalização da recuperação total da lagoa de contenção dos resíduos de vinhaça, onde houve a poluição.  
 
O órgão Ambiental Municipal tomou as providências cabíveis conforme legislação vigente e emitiu o auto de infração ambiental. Depois de gerado o relatório de inspeção, o mesmo será encaminhado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT). 

O prefeito Abduliabar Galvin Mohammad, por meio de nota, disse que tomou conhecimento do “suposto” rompimento da barragem de dejetos, que esta ocasionando danos ambientais ao rio. O chefe do Executivo também pediu ao Ministério Publico a instauração de um inquérito civil e eventuais ações para a proteção do meio ambiente, em caráter de urgência.


Veja vídeos registrados por moradores da região: 


 

 

Outro lado

NOTA - USINA PORTO SEGURO

A Usina Porto Seguro lamenta o acidente que ocasionou o vazamento de vinhaça no Rio Tenente Amaral, em Jaciara, e informa que já tomou todas as medidas para conter o vazamento - já estancado.

A empresa esclarece que as obras de reforço do reservatório - onde ocorreu o acidente - estavam sendo realizadas para adaptar as exigências da Sema na autuação feita no final do mês passado, o que demonstra a preocupação da empresa com as exigências ambientais e legais.

A Usina também garante que vai tomar todas as medidas para reparar os danos ambientais causados e está cooperando com a "sala de situação", montada pela Sema, para acompanhar a situação na região.

A Usina Porto Seguro emprega mais de 1,5 mil funcionários só na região do Vale do São Lourenço e atua há quase 5 anos com excelência e responsabilidade e, desta forma, está atuando para sanar e reparar os efeitos deste acidente.

A Porto Seguro reconhece a sua dependência de um meio ambiente preservado pois é dele que provém a matéria prima para os seus produtos como milho, cana, água, terra, bagaço e cavaco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet