Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

dia do agricultor

Wellington Fagundes se reúne com produtores rurais e prefeitos em Sapezal

Foto: Edson Rodrigues

Valcir Casagrande (PSC), prefeito de Sapezal, e Wellington

Valcir Casagrande (PSC), prefeito de Sapezal, e Wellington

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Wellington Fagundes (PR), se reuniu com produtores rurais em Sapezal (470km de Cuiabá), e falou sobre a força do municipalismo e o trabalho em parceria com prefeituras, governo do Estado e Federal, na manhã do último sábado (28). Ele aproveitou, ainda, para parabenizar os trabalhadores do agronegócio pelo Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho.


Leia também:
Não será uma menção que inviabilizará o governador, diz Selma sobre grampos

Sapezal está entre os 10 maiores exportadores de grãos de Mato Grosso. Fagundes afirmou, no encontro, que sua chapa ainda não foi formalizada, mas que o principal foco para sua candidatura é ter um plano de governo que viabilize o desenvolvimento do Estado.

"Vamos discutir ideia e estamos abertos para quem quiser fazer o melhor pelo Estado. Sou um parceiro, estamos em pré-campanha e visitando os municípios. O momento é de definir coligações, conversar com todos que tenham uma proposta efetiva para o desenvolvimento do Estado e assim formar uma aliança forte e que acima de tudo traga confiança para a população".

O senador ouviu, ainda, as demandas antigas da região, e recebeu o aval de lideranças. "Estou me apresentando, mostrando todo meu trabalho já realizado por Mato Grosso. Temos um Estado grandioso, repleto de oportunidades. Não gosto de usar a palavra 'crise' como muleta ou desculpas, o que há nesse momento é falta de diálogo e falta de compromisso com cada mato-grossense. Governar é eleger prioridades, como cada um de vocês fazem em casa, no caso do Estado, saúde, educação, segurança e infraestrutura são áreas essenciais e inegociáveis", pontuou Fagundes.

Valcir Casagrande (PSC), prefeito de Sapezal, destacou que o momento político deve ser de ‘união’, deixando as questões partidárias de lado. "Nós, produtores rurais, contribuímos muito para a melhoria da infraestrutura, mas não tivemos nada de retorno. Temos um problema seríssimo no Estado e por isso o perfil municipalista e trabalhador do senador Wellington vem ao encontro das necessidades e expectativas que cada um de nós tem em ter um governante que olhe para o interior, que tenha palavra, tenha objetivos e termine o que começou. Se ele homologar sua candidatura, terá meu apoio e de Sapezal".

Ele ainda lembrou que muitos produtores tiveram que reduz o número de empregados, para tentar conter a alta do custo de produção, sempre majorado pela falta de condição ideal para o escoamento da produção. "O Estado recebe ICMS e Fethab gerados pelo agro, mas fica tudo lá. O Estado não teve capricho dentro de sua gestão. Vamos votar em pessoas que pensem no Estado como um todo, que sejam arrojadas e vemos essas características no senador Wellington. Sei que o senhor é um municipalista e essa condição faz o seu grande diferencial para as necessidades das cidades mais afastadas do eixo com a Capital".

Fagundes fez questão de lembrar que Mato Grosso sofre com a falta de retorno da União em relação aos recursos constitucionais do Fex, o auxílio de compensação financeira que os estados que são grandes produtores de matérias primas recebem do governo federal. "A União não repassa no volume e no tempo que deveria fazer. Como senador me dediquei e me dedico para o destravamento desses recursos, são milhões anuais, e que sei que fazem a diferença para Mato Grosso e seus municípios. Não fossem esses recursos que estão sendo repassados, poderíamos realmente falar em crise", disse. "Brigar pelo FEX de Mato Grosso foi uma obrigação que tomei pra mim, porque ninguém estava liderando essa guerra junto à União e esses recursos são legítimos e completam a receita pública do nosso Estado e fazem diferença no planejamento dos investimentos".

José Odil (PP), prefeito de Campos Julio – município próximo que também sofre com a falta de obras estruturantes em relação à trafegabilidade, que entre uma safra ou outra, fica limitada ora por buracos, ora por atoleiros - disse que o termo simplicidade é o que melhor define o senador Wellington. "Há dois anos eu já havia tomado minha decisão e votei nele para senador e agora, com as eleições apontando e todo esse emaranhado que se tornou a política do Estado, não tenho dúvidas de que o perfil do senador, com trabalho comprovado pelo Mato Grosso, com sua experiência em Brasília, poderemos ter um momento de renovação política, que é importante, como também o de ter um líder que olhe para todos os cantos do Estado, entendendo que as demandas são diferentes e urgentes".

Ainda em sua fala, Wellington destacou que o gestor público tem que ter uma grande capacidade de diálogo, "o governante tem que ser um agente catalisador, agregar pessoas, aproximar o poder público da sociedade por meio de resultados, porque Mato Grosso cresce, é um estado viável e tem plena condição de atender a sua população", finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet