Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

nova moradora

'Moradia' de onça no centro de Cáceres atraí turistas da Europa; animal não apresenta risco

Foto: Divulgação

'Moradia' de onça no centro de Cáceres atraí turistas da Europa; animal não apresenta risco
Uma onça-pintada, que tem feito aparições constantes em uma ilha em frente à Praça Barão, em Cáceres (a 222 quilômetros de Cuiabá), tem movimentado o turismo na região. Inclusive, na última semana, um grupo de turistas da Holanda esteve na cidade para conhecer o animal. Placas de alerta para a presença do felino estão sendo instaladas ao longo da baía, na região onde a onça resolveu fazer morada. 


Leia mais: 
Prefeito pede ajuda de ecólogo internacional e onça de Cáceres deverá ser monitorada eletronicamente

O prefeito da cidade, Francis Maris Cruz em entrevista ao Olhar Direto, disse que todos os dias moradores e turistas esperam pela ilustre visita da onça. O chefe do Executivo também afirmou que Cáceres teve destaque na imprensa nacional após aparição do animal.
 
“Não resta dúvidas de que a onça é um grande atrativo que chama a atenção de todos, pois não é comum a forma como ela está aparecendo. Ela é, no momento, um grande cartão de visitas, um ícone do Pantanal que está mostrando Cáceres para o Brasil e para o mundo, e que merece todo nosso respeito, não só agora, mas sempre”, disse.
 
Francis pediu ajuda ao Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental (Jaguar Conservation Fund), para tentar controlar o animal através de monitoramento via satélite, que poderia ser feito através de uma coleira colocada na onça. No entanto, um levantamento apontou que  o animal não apresenta riscos à população. Por este motivo, a medida não foi tomada. 
 
Além disso, para dar maior segurança tanto para o animal, quanto para as pessoas, equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), monitoram a onça diariamente.
 
O caso

Uma onça pintada tem aparecido com frequência em uma ilha nas proximidades Praça Barão do Rio Branco, região central da cidade de Cáceres. No último dia 12, um vídeo de 46 segundos flagrou o momento que o animal aparece em uma ilha em frente da praça.

Moradores e curiosos que passavam pela região resolveram parar e apreciar a rara aparição do felino. Embora o local seja o habitat natural da onça, desde que ela apareceu nas proximidades da praça, uma equipe do Batalhão Ambiental está monitorando o animal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet