Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Insurgente

Indiciados 56 por tentar implantar milícia em cidades de Mato Grosso

Foto: Divulgação - PJC

Indiciados 56 por tentar implantar milícia em cidades de  Mato Grosso
A Polícia Civil indiciou 56 membros da facção criminosa que tentava implantar uma espécie de milícia em cidades do Sul de Mato Grosso. Os criminosos foram desarticulados na operação “Insurgente”, com o objetivo de cumprir 87 mandados, sendo 56 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão, contra uma facção criminosa que atuava nos municípios de Primavera do Leste, Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Araguaia e Poxoreu. 


Leia mais: 
GCCO cumpre 56 mandados de prisão contra membros de facção criminosa em MT; fotos

Os alvos da operação, coordenada pela Delegacia de Primavera do Leste e pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), foram indiciados por crime de organização criminosa (pena de 03 a 08 anos) e alguns, que estavam aliciando também adolescentes para prática de crimes, vão responder por corrupção de menores (de 01 a 04 anos de pena).
 
Conforme adiantado pelo Olhar Direto, todos os presos (entre pessoas soltas e reeducandos de unidades prisionais) foram conduzidos para unidades da Polícia Civil nos municípios que estão sendo alvo. Eles passaram por interrogatório na manhã da última sexta-feira (27) e também por audiência de custódia.
 
No caso dos investigados que já se encontravam nas unidades prisionais será realizada a somatória dos crimes atuais aos anteriormente por eles praticados. Provas produzidas pela investigação tiveram autorização da Justiça para serem compartilhadas com outras unidades, que estão com investigações ligadas a crimes praticados por membros da facção criminosa.

De acordo com a delegada Anamaria Machado Costa, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, a investigação resulta em trabalho de apuração de aproximadamente 10 meses com foco na ramificação da organização criminosa que atua na região Sul do Estado.

“Por meio de um trabalho técnico e intenso foi possível apontar o papel de cada membro dessa facção criminosa que esta por trás da prática de crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídios, latrocínio e aliciamento de menores por meio de 'filiação/batismo' para a prática de diversos delitos”, destaca a delegada.  
 
“O grupo agia buscando liderar o comércio ilícito (de entorpecentes) - cobrando uma espécie de aluguel de cada boca de fumo e coagindo os pequenos traficantes para que comprassem a droga de pessoas indicadas por eles. Embora não seja o caso de Primavera do Leste, em algumas cidades, a organização criminosa chegava a intimidar também o comércio lícito exigindo que comerciantes ‘pagassem’ para não ser assaltados, por exemplo”, explica.
 
A delegada reforçou que todas as lideranças, da maior a menor, foram presas na operação. “A operação busca impedir o crescimento e ramificações da facção em outras regiões”, explicou.
 
A operação Insurgente mobilizou policiais das delegacias da cidade de Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde, Paranatinga, Sinop, e Delegacias de Rondonópolis, Alto Araguaia, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), além de apoio do Ciopaer, e Diretoria de Inteligência e Diretoria de Interior, da Polícia Judiciária Civil. São ao todo 102 policiais mobilizados, 28 viaturas, e uma aeronave.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet