Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

audiência de custódia

Membro de facção tem prisão domiciliar decretada por estar amamentando

Foto: Divulgação - PJC

Membro de facção tem prisão domiciliar decretada por estar amamentando
Uma mulher, membro de uma facção criminosa, que foi presa durante a operação “Insurgente”, em Primavera do Leste (a 237 quilômetros de Cuiabá), teve a prisão  em regime fechado para domiciliar por estar amamentando. A decisão foi tomada durante audiência de custódia na última semana. A operação tinha com o objetivo cumprir 87 mandados, sendo 56 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão, contra uma facção criminosa que atuava nos municípios da região sul de Mato Grosso.  


Leia mais: 
Indiciados 56 por tentar implantar milícia em cidades de Mato Grosso

Em audiência de custódia, nesta semana, todos os presos de Primavera do Leste tiveram as prisões mantidas. Apenas a mulher, que está amamentando, foi mantida em prisão domiciliar, não tendo sido encaminhada ao Sistema Penitenciário.
 
A investigação foi coordenada pela delegada Anamaria Machado Costa, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste. “Por meio de um trabalho técnico e intenso foi possível apontar o papel de cada membro dessa facção criminosa que esta por trás da prática de crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídios, latrocínio e aliciamento de menores por meio de 'filiação/batismo' para a prática de diversos delitos”, destaca a delegada.
 
 
Dos 87 mandados judiciais (31 de buscas e 56 de prisões), expedidos pelo Poder Judiciário, apenas duas ordens de prisão não foram cumpridas. Conforme a delegada Anamaria Machado, em 10 meses de investigação, ficou comprovado que as ordens vinham de lideranças presas em presídios de Cuiabá, chamadas de “Conselho Final, que na hierarquia da organização, detinham maior poder de comando junto às lideranças intermediárias, intituladas como “vozes finais, que repassavam as ordens aos “disciplinas”, que executavam do lado de fora.
 
Conforme adiantado pelo Olhar Direto, um casal da cidade de Rondonópolis, conhecido, o homem, por “pai de santo”, era a principal liderança da região, que cumpria as determinações a mando da liderança do alto escalão, conhecida por Zacarias (o Lacoste), que está preso na Penitenciária Central de Cuiabá (PCE).
 
“O grupo agia buscando liderar o comércio ilícito (de entorpecentes) - cobrando uma espécie de aluguel de cada boca de fumo e coagindo os pequenos traficantes para que comprassem a droga de pessoas indicadas por eles. Embora não seja o caso de Primavera do Leste, em algumas cidades, a organização criminosa chegava a intimidar também o comércio lícito exigindo que comerciantes ‘pagassem’ para não ser assaltados, por exemplo”, explica a delegada.
A delegada reforçou que todas as lideranças, da maior a menor, foram presas na operação. “A operação busca impedir o crescimento e ramificações da facção em outras regiões”, explicou.
 
A operação Insurgente mobilizou policiais das delegacias da cidade de Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde, Paranatinga, Sinop, e Delegacias de Rondonópolis, Alto Araguaia, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), além de apoio do Ciopaer, e Diretoria de Inteligência e Diretoria de Interior, da Polícia Judiciária Civil. São ao todo 102 policiais mobilizados, 28 viaturas, e uma aeronave.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet