Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

LEVANTAMENTO

Disque Silêncio recebe 50 denúncias, mas só consegue atender metade

Foto: Luiz Alves

Disque Silêncio recebe 50 denúncias, mas só consegue atender metade
A Secretaria de Municipal de Ordem Pública divulgou nesta quarta-feira (1) que recebeu cerca de 50 denúncias no final de semana, via Disque Silêncio, sobre som alto, que provoca poluição sonora. No entanto, por conta da estrutura, apenas metade das reclamações são atendidas com vistoria ‘in loco’ das equipes de fiscalização.


Leia mais: 
Cidadãos criticam mau funcionamento do Disque Silêncio; prefeitura promete ampliar equipes

Para a melhoria desse atendimento, o prefeito Emanuel Pinheiro autorizou o secretário da pasta, Leovaldo Sales, a buscar parceria com o Estado por meio Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) propondo a realização de um Termo de Cooperação que implica na participação da Polícia Militar atuando em conjunto com os agentes municipais de fiscalização na abordagem e aferição do som nas fontes produtoras de ruídos acima do que a lei autoriza.

A parceria contempla também a ação da Polícia Judiciária Civil na recepção dos materiais apreendidos e na apuração e autuação dos infratores, mediante a abertura de Inquérito Policial para imputação de reponsabilidade civil e penal por prática de crime ambiental que agride a saúde das pessoas.

De acordo com a assessoria de imprensa, a poluição sonora ocorre em muitos locais, mas a maioria das denúncias são em postos de combustíveis, bares, praças públicas, residências e até em igrejas. Estudos revelam que indivíduos submetidos constantemente à poluição sonora pode apresentar sérios problemas de saúde, como distúrbios neurológicos e cardíacos. 

"Praticamente todas as ações de fiscalização ocorrem baseados em denúncias, a integração de forças entre Estado e Município, ampliando a capacidade operacional para o atendimento da demanda, resultará em grande benefício para a sociedade cuiabana", enfatizou Sales.

A proposta não pretende apenas penalizar o infrator, mas criar consciência social dos danos causados pela prática do crime ambiental de poluição sonora.

Quem se sentir incomodado com o alto volume, deve entrar em contato por meio do Disque Silêncio pelo telefone (65) (65) 99341-3000 a partir das 22h de quarta-feira a domingo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet