Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CIDADE COLORIDA

Novos pés de Ipê embelezarão quatro das principais avenidas de Cuiabá; veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Novos pés de Ipê embelezarão quatro das principais avenidas de Cuiabá;  veja fotos
Ao menos quatro pontos da capital deverão ser contemplados com uma paisagem colorida com copas amarelas, rosas, roxas e branca, trazidas pela florada dos Ipês, que tomam conta da paisagem cinzenta de queimadas e vegetação marrom, do período de seca.  De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, as avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Mato Grosso, Fernando Corrêa e região da Prainha devem receber os serviços de paisagismo.


Leia mais: 
Calçadas da Avenida do CPA devem receber plantação de Ipês

As municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) e de Ordem Pública (Sorp) em parceria com o Instituto Ação Verde, estão fazendo um levantamento arbóreo de algumas vias da capital, para estudar a implantação de espécies nativas como ipês brancos e roxos.
 
Inicialmente, conforme já anunciado pelo Olhar Direto, a Avenida Mato Grosso está recebendo trabalhos de revitalização.  Além disso, serão feitos serviços de paisagismo, que contarão com o plantio de 80 árvores adultas de Ipês.
 
As calçadas da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, popularmente conhecida como Avenida do CPA, também deverá ser contemplada. O perímetro delimitado para o estudo compreende desde o viaduto da Miguel Sutil sob a Avenida do CPA até o prédio da Defensoria Pública do Estado, nos dois sentidos (bairro/centro). O processo consiste no levantamento de dados de todas as árvores existentes, desde sua espécie até tamanho, largura, idade e outros detalhes mais técnicos.
 
“Tendo em vista a erradicação de milhares de indivíduos arbóreos na Avenida do CPA, na parte central da pista, ocasião do VLT, essa avenida ficou desprovida de indivíduos arbóreos. Por isso a seleção da Avenida do CPA para fazer esse inventário e arborização dessa avenida. Após o termino da Avenida do CPA, estaremos fazendo também na Fernando Correa”, afirmou ao Olhar Direto o secretário adjunto de Meio Ambiente, Jackson Messias.
 
Empacado há cinco anos, quando Cuiabá ainda se preparava para receber o Veículo Leve Sob Trilhos (VLT), o trecho ligando a avenida XV de Novembro a Prainha, na região central, está sendo revitalizado por ordem do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB). A obra  contempla os serviços de paisagismo e jardinagem com o plantio de algumas palmeiras e espécies nativas que suportem o calor da região. O valor do investimento é de aproximadamente R$170 mil.
 
Implantação de ipês
 
Um dos projetos de implantação dos Ipês é o Disque Verde e o Verde Novo 300. Pelo projeto Verde Novo 300 já foram plantadas cerca de 6 mil mudas já foram plantadas em Cuiabá. O foco é nas plantas que tem a partir de 1,5 metro de altura, para que a perda seja menor.
 
Com relação ao projeto Disque Verde, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Samaniego explicou que qualquer cidadão, de qualquer bairro, pode solicitar o plantio de árvores em sua calçada, sem qualquer custo. O serviço é solicitado pelo telefone (65) 3645-5518.

“O cidadão liga e pede para plantar, pode ser Ipê, Pateiro ou outra árvore nativa, e a Prefeitura vê o que tem disponível. A Prefeitura vai lá e planta e aí cabe à pessoa cuidar. Isso em qualquer bairro da cidade, na calçada. Se o cidadão quiser dentro da casa, no quintal por exemplo, ela tem que solicitar, ir lá no Horto Florestal, ver que muda que tem, e pegar, de graça”.


 
Floradas
 
As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.
 




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet