Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

área de preservação

Bombeiros vencem fogo que consumiu 700 hectares da nascente do Rio Paraguai

Foto: Divulgação / BMMT

Bombeiros vencem fogo que consumiu 700 hectares da nascente do Rio Paraguai
Cerca de 700 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Nascentes do Rio Paraguai, ou 0,9% da unidade, foram consumidos pelo fogo, em um incêndio que durou quatro dias e 12 horas, mas que foi combatido totalmente na manhã do último sábado (11).


Leia também:
Bombeiros contêm vazamento de produto perigoso após acidente com caminhão tanque

De acordo com a assessoria, o incêndio foi detectado na última terça-feira, 7 de agosto, no setor sudoeste da APA, que fica no município de Alto Paraguai, a 200 km de Cuiabá, e abriga a nascente de um dos principais rios que forma o Pantanal, região considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Como a área é de difícil acesso, devido ao relevo acidentado, a Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM) de Alto Paraguai acionou o Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiro Militar (BEA) e o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM), que durante sobrevoo realizou o combate ao incêndio com maior chance de propagação.

Um time de 21 pessoas, formado por bombeiros militares, servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), brigadistas civis e produtores rurais, atuou no combate ao fogo, ou auxiliou a ação.

Foram utilizadas uma aeronave Air Tractor, viaturas tipo Pick Up, caminhão pipa, auto tanque de combustível e uma piscina com volume para 18m3 para apagar o fogo. Os profissionais também utilizam sopradores e kits de equipamentos necessários.

Na noite de sexta-feira (10), após o dia todo em combate direto, a equipe terrestre do BEA manteve vigilância no local para evitar que o fogo se propagasse. Na manhã de sábado (11), a equipe realizou combate direto nos pontos quentes que ainda restavam. Às 10h00 o GAVBM, com apoio da aeronave Air Tractor 802F, realizou dois lançamentos em pontos quentes remanescentes para evitar o retorno do fogo. Às 10h40, após sobrevoo em toda área, foi constatado que o incêndio foi controlado.

Devido à alta temperatura e ventos fortes na região, duas equipes do BEA permaneceram em vigilância no local por 24h, evitando uma possível reignição do fogo.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet