Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

REGIÃO OESTE

Temporal atinge cidade de Mato Grosso; Inmet registrou 49 mm em uma hora

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Temporal atinge cidade de Mato Grosso; Inmet registrou 49 mm em uma hora
Mesmo com altas temperaturas e até mesmo o registro do dia mais quente do ano na capital, algumas cidades da região oeste de Mato Grosso registraram pancadas de chuva com raios e até mesmo temporal. Em Juína (a 734 quilômetros de Cuiabá), choveu 49,2 mm em apenas 1 hora, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com rajadas de vento de 74 km/h.  O volume é considerado alto para o mês de agosto


Leia mais: 
Com umidade abaixo de nível de deserto, Cuiabá registra o dia mais quente do ano

Conforme a previsão do tempo, nuvens bastante carregadas cresceram em diversos locais da faixa oeste de Mato Grosso. Várias pancadas de chuva com raios foram observadas na tarde de ontem (14). Uma mudança na circulação dos ventos sobre o interior do Brasil levou o ar úmido da região equatorial  para o oeste de Mato Grosso. Já estava fazendo muito calor nestas áreas e com o aumento de umidade, as nuvens de chuva se formaram.
 
Na imagem captada pelo satélite GOES 16, as nuvens carregadas aparecem como manchas coloridas concentradas na parte oeste de Mato Grosso. A região em tom preto, no leste do estado, perto de Goiás, estava muito seca na hora da foto, às 17h15 Z (14h15 em Brasília).  Em Alto Taquari e em Santo Antônio do Leste, a umidade relativa do ar chegou aos 10% em Guiratinga a 11%. Em Cuiabá, a umidade baixou para 9%.


 
A região de Juína, teve um temporal raro nesta época do ano. Choveu 49,2 mm em apenas 1 hora, com rajadas de vento de 74 km/h. O volume é considerado alto para o mês de agosto. A média de precipitação em Juína neste mês é de apenas 19,0 mm. Em 1 hora choveu mais do que o dobro da média de chuva para todo o mês.
 
Até o fim da semana, a região de Juína e várias outras áreas de Mato Grosso poderão ser beneficiadas com um pouco de chuva. A previsão aponta aumento de umidade nos próximos dias.  
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet