Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sistema Fiemt

Obras no Sesi Park cancelam ação social da construção civil a quatro dias do evento

Foto: Reprodução

Obras no Sesi Park cancelam ação social da construção civil a quatro dias do evento
A edição 2018 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), em Cuiabá, foi cancelada. O anuncio foi feito pelo Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), na última terça-feira (14). A atividade é voltada para trabalhadores da construção civil e seus familiares. A decisão foi informada pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e diretor do SESI/MT, Jandir Milan, cujo anúncio de cancelamento foi feito a apenas quatro dias antes do evento, que aconteceria sábado (18), no Sesi Park.


Leia mais:
Após guerra jurídica, ex-secretário de Fazenda vence eleição da Fiemt
 
Conforme o ofício, uma das razões para o cancelamento é de que o local do evento “ainda se encontra em obras de reformas para melhoria e revitalização daquela unidade de lazer, informando que as instalações elétricas, ‘hidro sanitárias’, CFTV, áreas aquáticas, e demais estão passando por processo de revitalização".
 
O documento informa também que "o SESIPARK se encontra sem Alvará de Bombeiro, documento este que autoriza a utilização com segurança de qualquer edificação” e que "o estacionamento não dispõe de guarita de acesso para controle de saída de usuários, e não disponibilizado ao público a acessibilidade necessária, devido a falta de sinalização, de mobilização interna de veículos face ao novo layout, impedindo assim o acesso seguro de entrada e saída de veículos e transeuntes".
 
Em conclusão, o presidente da FIEMT informa que a autorização dada anteriormente pela superintendente Regional do SESI/MT, Lélia Rocha Abadio Brun, para a realização o Dia Nacional da Construção Social 2018, estava cancelada.
 
Desde o momento do anúncio do cancelamento do DNCS Cuiabá, o presidente do Sinduscon/MT, Julio Flávio Campos de Miranda, fez diversas tentativas de visando solucionar o problema, chegando a manter reunião com o próprio presidente da Fiemt, sem acordo ou qualquer outra solução para o problema.
 
“De última hora, recebemos a notícia do cancelamento com grande surpresa, tristeza e indignação, porque é um evento realizado há mais de 10 anos, fruto dessa parceria SESI/MT e Sinduscon/MT. O DNCS Cuiabá é uma ação tão aguardada pela classe trabalhadora e seus familiares que já tinha aproximadamente 5 mil confirmações para o evento, que contaria com mais 40 serviços nas áreas de saúde, bem-estar, cidadania, meio ambiente, esporte, cultura e lazer. Entendemos que se o problema já era de conhecimento da entidade, por que fazer o comunicado a poucos dias do evento, depois que tudo estava pronto e encaminhado?”, questionado Miranda.
 
Julio Flávio lembra que a consulta para a manutenção da parceria feita no dia 24 de abril (ofício 019/2018) teve resposta positiva do SESI/MT manifestada em 10 de maio (ofício 06/2018) pela superintendente Regional, que não só aprovou a utilização do espaço como ofereceu toda estrutura, incluindo colaboradores à disposição, do mesmo modo como ocorreu no DNCS 2017.
 
“Agora, estamos com a tarefa de avisar aos trabalhadores, muitos dos quais já haviam assumido despesas para participar do evento, como por exemplo jogo de camisas de time para o torneio de futebol soçaite”, completa Julio Flávio Campos de Miranda.
 
O Sinduscon-MT remeteu nota de esclarecimento aos apoiadores, patrocinadores e parceiros informando as razões do cancelamento com as devidas orientações.
 
Em nível nacional, o DNCS 2018 é uma promoção do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio especial do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci/Brasil). O Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT) e o SESI/MT são, tradicionalmente, os realizadores regionais. O DNCS está previsto para acontecer simultaneamente em 27 localidades do país, entre cidades e capitais brasileiras.
 
Foram parceiros, apoiadores e patrocinadores da edição 2018 do DNCS as seguintes empresas e entidades: Alva Construtora, Apolus Engenharia, BC Genera, Concremax, Construtora e Imobiliária Paiaguás, Embracon Construtora, MRV, Plaenge, Sisan Engenharia e Vanguard. São parceiras do evento: Águas Cuiabá, Café Brasileiro, CETEM, Energisa Mato Grosso, Instituto Ação Verde, Instituto Embelleze, Puríssima, Rotary, Secretaria de Estado de Trabalho,  Senai/MT, Titania, Unic, Uniodonto e 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BIMtz).

Outro lado 
 

Com relação ao cancelamento das autorizações de uso do Sesi Park para a realização de eventos, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) esclarece os seguintes pontos:

1-            O Sesi Park passa por obras de reforma e revitalização e está fechado ao público.

2-            Em maio deste ano, o Sistema Fiemt autorizou previamente a cessão do espaço ao Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso (Sindirepa), para evento a ser realizado em dezembro. (Ofício Sindirepa)

3-            Da mesma forma, em maio, houve uma autorização prévia para o uso do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), para realização de evento em 18 de agosto. (Ofício Sinduscon)

4-            Com o andamento das obras, no entanto, e a preocupação crescente com a segurança das pessoas que circulariam no local em grandes eventos, a Unidade de Arquitetura, Engenharia e Infraestrutura do Sesi e Senai solicitou, em 10/08/2018, parecer da Assessoria Jurídica do Sistema Fiemt sobre a pertinência de permitir a abertura do espaço, em função da falta de Alvará do Corpo de Bombeiros. (Solicitação de parecer jurídico)

5-            O parecer emitido pela Assessoria Jurídica em 13/08/2018 é taxativo ao descrever a falta do Alvará como impedimento à realização de eventos, com base na lei 10.402/16 e no decreto 857/1984. O parecer deixa claro que “a Unidade não está apta à realização de atividades e eventos abertos ao público, de forma que em caso de ocorrência de algum sinistro obviamente seriam responsabilizados os órgãos autorizadores ou coniventes com a realização do evento”. (Parecer Assessoria Jurídica)

6-            Após a emissão de tal parecer, não restou outra alternativa senão o cancelamento da autorização de uso do Sesi Park para eventos, tanto para o Sinduscon-MT quanto para o Sindirepa. Os dois sindicatos foram imediatamente informados sobre a decisão, ainda no dia 13/08/2018, bem como o Conselho Nacional do SESI. (Ofícios cancelamento Sinduscon Sindirepa e SESI)

Com base em todo o histórico descrito e documentado acima, o Sistema Fiemt reitera que o objetivo maior do cancelamento das autorizações foi garantir a segurança de milhares de pessoas.

Trata-se de decisão técnica, que não envolve nenhum tipo de retaliação, tanto que foram canceladas autorizações para o Sindirepa e Sinduscon - cujos presidentes fizeram parte, respectivamente, da Chapa 1 e da Chapa 2, na eleição da Fiemt.

Não seria condizente com a missão de uma entidade como o Sesi permitir o uso de uma unidade sem as mínimas garantias legais de segurança.



Atualizada às 16h40 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet