Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

mudança brusca

Passagem de frente fria ‘quebra’ clima de deserto e traz possibilidade de chuva; variação é de 19ºC

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Passagem de frente fria ‘quebra’ clima de deserto e traz possibilidade de chuva; variação é de 19ºC
Depois da baixa umidade do ar de apenas 9%, que se compara aos níveis do deserto do Saara [média entre 10% e 15%], e o registro da temperatura mais alta do ano, 39º graus Celsius, na capital, a umidade relativa do ar deve melhorar em todo Estado. Isso por que uma frente fria ao largo da costa de São Paulo, que passa pela área oeste e sul de Mato Grosso deve provocar um grande contraste térmico. A minima registrada nesta quarta-feira (15), é de 20ºC. Isso significa uma mudança de 19ºC em menos de 24 horas. 


Leia mais: 
Temporal atinge cidade de Mato Grosso; Inmet registrou 49 mm em uma hora

Em toda região oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, as temperaturas vão ficar mais baixas e a nebulosidade aumenta ao longo do dia. Na região norte, as áreas de instabilidade que avançaram do norte do Brasil vão continuar provocando pancadas de chuva a partir da tarde. Em Juína, por exemplo, choveu 49,2 mm em apenas 1 hora, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com rajadas de vento de 74 km/h.  O volume é considerado alto para o mês de agosto.
 
Nesta quinta-feira (16), há possibilidade de pancadas de chuva isoladas com trovoadas no centro-leste do Estado. Em Cuiabá, o dia será marcado por muitas nuvens e diminuição da temperatura. O céu ficará cheio de nuvens e a temperatura deve cair um pouco mais, beirando os 30°C. 
 
O início do inverno 2018 começa às 07h07 (sem horário de verão) do dia 21 de junho de 2018; e termina em 22 de setembro de 2018, com o equinócio da primavera. De acordo com o INMET, a estação caracteriza-se também, pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio acentuado das temperaturas do ar. 
 
Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet