Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

EM CUIABÁ

Estelionatário se passa por advogado para aplicar golpes na OLX

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Estelionatário se passa por advogado para aplicar golpes na OLX
O advogado Rodrigo Lázaro de Souza Neto é vítima de um estelionatário que usa seu nome e até mesmo registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) para aplicar golpes do envelope vazio através do site de classificados OLX. Os crimes vêm sendo cometidos há alguns dias e o advogado disse ao Olhar Direto que já registrou boletim de ocorrência sobre o caso.


Leia mais: 
Criminosos usam nome de Policial Militar para aplicar golpes do ‘envelope vazio’

Ao Olhar Direto, Rodrigo (foto a baixo) contou que descobriu que estariam usando seu nome há cerca de dois meses, quando um amigo entrou em contato e perguntou se ele estaria comprando um aparelho celular. Ele afirmou que não, e na sequência, seu amigo relatou que teria uma pessoa se passando pelo advogado, inclusive usando foto do seu documento da OAB.

“Não sei como conseguiu meu documento [foto]. As pessoas desconfiam porque ele [golpista] escreve muito errado e às vezes as informações são desencontradas. Dai entram na internet ou no site OAB e procuram meu contato e me ligam perguntado se estou comprando algo. Eles inclusive simulam TED bancário com uma conta em meu nome, só que na real essa conta não é minha e está em nome de uma mulher. Usavam um determinado número de celular e agora já estão com outro”, afirma Rodrigo.

Nas imagens obtidas pela reportagem é possível observar como o golpista age. Ele se apresenta, diz que viu o anúncio na OLX. Faz pergunta sobre o produto que está sendo vendido e até pede fotos. Ele diz que mora em Chapada dos Guimarães (a 60 quilômetros de Cuiabá), com sua irmã e que, ambos seriam advogados. Devido à distância, afirma que irá comprar o produto, porém uma segunda pessoa irá buscar.
 
O golpista pede a conta da vítima e faz um falso depósito. Ele envia o comprovante e uma pessoa segue até a residência da vítima para pegar o produto. O golpe consiste em depositar um envelope sem dinheiro, mas com valor preenchido, e mostrar o comprovante ao vendedor. Como não há nada dentro, o banco não processa o depósito.
 
Desconfiadas, algumas vítimas começaram a pesquisar o nome do advogado no Google, onde conseguiram manter contato com Rodrigo. Outro fato observado em uma troca de mensagens, é que o golpista se apresenta como advogado, porém uma das vitimas diz que está saindo do Ministério Público, e ele diz que não sabe do que se trata o órgão.
  
O golpe com nome de advogados, policiais militares e até médicos são constantes. Uma pessoa, que preferiu não se identificar, disse que já anunciou produtos na OLX, e uma pessoa se apresentou como médico. No entanto, o suposto médico apresentava erros grotescos de língua portuguesa e dizia, que iria fazer o pagamento por transferência. Desconfiada, ela não prosseguiu com a conversa e bloqueio o homem no aplicativo de mensagens.
 
O nome de um policial militar lotado na 12º Companhia de Barra do Bugres, a 175 km de Cuiabá, também acabou sendo usado por criminosos. Trata-se do PM Paulo Eduardo do Espírito Santo Santos. Em seu nome foram registrados mais de dez boletins de ocorrências. Todas as ocorrências referem-se à venda de produtos por sites de compras na internet.
 
Segundo o soldado, foram adquiridos em seu nome, aparelho celular, freezer, barco e uma máquina de sorvete. Todos os golpes foram aplicados em Cuiabá e Várzea Grande e houve outras tentativas em outros municípios do Estado.
 
O soldado Paulo revela que os golpistas usam a imagem da identidade funcional para a prática dos delitos. “Já estou sabendo deste último golpe. Não sei dizer como tudo começou. Não costumo usar minha identificação no dia-a-dia. Já avisei da situação ao comandante para que providências sejam tomadas no campo de apuração interna, para comprovar minha inocência e estou adotando medidas legais na esfera criminal”, disse.
 
No inicio do mês de julho, a Polícia Civil prendeu Lucas dos Santos Paiva, 20 e Jonathan Wesley de Souza, 24, por suspeita de aplicar o golpe do envelope vazio no valor de R$ 29 mil em um morador de Santa Catarina que pretendia comprar um Ford/Focus no site OLX. As prisões aconteceram nas dependências da agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

Veja na galeria o registros das conversas entre o golpista e vítimas: 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet