Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Investimento em cultura

Fagundes garante investimentos para espaços públicos de cultura

Foto: Fernando Rodrigues

Fagundes garante investimentos para espaços públicos de cultura
O candidato ao Governo do Estado, Wellington Fagundes (PR), garantiu que orçamentos e a reabertura de espaços públicos está entre os compromissos assumidos na campanha. Atualmente o segmento de artistas e produtores culturais mato-grossenses contam apenas com 0,35% do orçamento do Estado, suficiente apenas para manter o custeio. Vários programas foram cortados, museus e bibliotecas foram fechados nos últimos anos.


Leia mais
Taques perde em cenários do segundo turno para Mauro e Wellington; veja

"Investir em Cultura é manter acesa a identidade do nosso povo. Nosso projeto para Mato Grosso é de desenvolvimento com justiça social, e a produção cultural tem importante papel", afirmou Wellington em reunião realizada no final de semana com representantes do segmento.

"Hoje, todos os equipamentos culturais públicos ou estão fechados ou estão entregues à iniciativa privada", ponderou o escritor Eduardo Mahon, presidente da Academia Mato-grossense de Letras. O encontro do republicano com produtores culturais ocorreu em sua residência.

Outra reivindicação dos artistas foi o aumento gradativo de recursos destinados à secretaria, assim como a retomada de programas como o Prêmio Literatura de Mato Grosso. A reabertura de equipamentos públicos de cultura foi reforçada.

Outro compromisso do candidato é o de implantar as disciplinas de Literatura, Geografia e História de Mato Grosso no ensino médio. Hoje, o ensino dessas áreas do conhecimento é muito superficial e aplicado em apenas algumas escolas, apesar de previsto em lei desde 1990.

Artistas e produtores culturais também defendem a reformulação da legislação em vigor e a retomada da Lei de Incentivo à Cultura, que foi extinta pelo governo atual para a criação do Fundo Estadual de Cultura.

Wellington reforçou a possibilidade de captação de recursos em nível federal e em diferentes fontes. "Rio de Janeiro e São Paulo concentram grande parte desses recursos. Precisamos apresentar projetos viáveis e buscar esses recursos também", afirmou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet