Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Temor de fraude

Diretor geral do TRE afasta hipótese de erro em urna e tranquiliza eleitores: “voto será computado”

Foto: Reprodução/Ilustração

Diretor geral do TRE afasta hipótese de erro em urna e tranquiliza eleitores: “voto será computado”
O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Nilson Fernando Gomes Bezerra, afastou a hipótese de erro nas urnas eletrônicas e tranquilizou os eleitores que estão questionando uma possível fraude nas eleições de 2018, neste domingo (07): “O voto será computado”.


Leia mais:
Apresentador de TV e sócio são presos por tumulto e reclamação de urnas eletrônicas em Cuiabá; vídeos
 
“Alguns eleitores têm nos reportado que ao tentar votar em um candidato à presidência, não tem aparecido a foto. Isso pode acontecer por dois motivos: o primeiro é que ele chega na urna com a vontade de ajudar o candidato, coloca o número e aperta confirma. Acontece que o primeiro é para deputado federal, neste caso, registrou o voto de legenda para a sigla. Infelizmente, neste caso, não votou para o candidato”, explicou o diretor geral.
 
Depois, Nilson Bezerra acrescenta que “a segunda hipótese é quando o voto acontece normalmente e quando chega ao voto de presidente, a pessoa rapidamente coloca o número e aperta confirma, na ansiedade. Não dá tempo da urna mostrar a foto, número e nome do candidato. O voto é processado e já aparece o fim. Apesar de não ter aparecido, fique tranquilo, o voto foi registrado corretamente, desde que o número estivesse correto”.
 
Durante todo este domingo eleitoral, várias pessoas têm relatado problemas nas urnas. Eles apontam que a tecla confirma não é solicitada no fim da votação ou que não conseguiram escolher algum candidato.
 
Uma dessas reclamações resultado na prisão do apresentador do Programa VIP, Eduardo Carvalho, e o sócio dele Flávio Jamal. Os dois foram acusados de causar tumulto no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá. As duas pessoas reclamavam de problemas na urna durante a votação, principalmente na hora de escolher o candidato à presidência.
 
"Estou em Cuiabá. Quando fui votar para presidente, não aparece a tecla confirma e finaliza o  voto. O coordenador está me dizendo que é assim mesmo. Não confirmei, finalizou direto. Está registrado aqui. Vou mandar para a Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), seja quem for. Esta urna não sai daqui, não vou deixar", disse Eduardo Carvalho, apresentador do Programa VIP e um dos que foi conduzido pela PM e vídeo gravado ainda na sessão eleitoral.
 
Uma eleitora ouvida pelo Olhar Direto, que vota no CMEI do Jardim Imperial, afirmou que houve erros da urna eletrônica de sua sessão eleitoral. De acordo com seu relato, ela conseguiu votar para deputado estadual, federal, governador e os dois senadores, mas assim que digitou o número do candidato à presidente, a urna indicou voto nulo. A mulher tentou repetir o processo, e antes de apertar na tecla “confirma”, seu voto foi registrado como nulo. Nas redes sociais, outros eleitores alegam fraude
 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) emitiu uma nota classificando como boato esta situação com as urnas.

Leia a íntegra da nota:

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso esclarece que é falsa a mensagem que circula na internet, de que os votos a determinado candidato a presidente não estão sendo processados. Vários fatores podem levar a essa falsa conclusão.

Um deles é a ânsia do eleitor em votar primeiro para presidente. Ocorre que a urna possui uma ordem de votação, que precisa ser respeitada. O eleitor deve votar primeiro para deputado federal, depois estadual, senador 1, senador 2, governador e, por fim, presidente da república.

Se o eleitor apertar os dois dígitos do candidato a presidente da República em primeiro lugar, e se nesse estado aquela legenda não lançou candidatos a deputado federal, aparecerá a expressão “voto nulo”. Daí o fato de o eleitor pensar que a urna eletrônica anulará seu voto para presidente. Contudo, nos estados onde aquele partido lançou candidatos a deputado federal, ainda assim não aparecerá a foto do candidato a presidente, porque em verdade o eleitor estará votando na legenda para os candidatos de deputado federal daquela agremiação partidária.

Além disso, é necessário esclarecer que, para senador, é necessário votar em dois candidatos diferentes, já que são duas vagas. Se o eleitor tentar votar no mesmo candidato duas vezes, o segundo voto será anulado.

O TRE de Mato Grosso esclarece ainda que são falsos os vídeos que circulam na internet, no qual uma urna supostamente completa, por sua conta, o voto para presidente. Trata-se de falsificação grosseira. Esses vídeos sequer mostram o teclado da urna.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet