Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Professores do Brasil

Professora mato-grossense vence prêmio nacional com gincana educativa que prepara alunos para o Ideb

Foto: Reprodução

Professora mato-grossense vence prêmio nacional com gincana educativa que prepara alunos para o Ideb
A professora Lucia Dagmar Hurtado Arruda foi uma das cinco vencedoras do prêmio ‘Professores do Brasil’, na categoria Esporte como Estratégia de Aprendizagem. Usando atividades lúdicas e motivadoras, ela criou a Gincana Educativa IDEB na EMEB Vinicius de Moraes, em Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros de Cuiabá).

 
Leia mais: 
 Biólogo desenvolve projetos de extensão que vão além da sala de aula

A atividade desenvolveu a percepção, a imaginação, a fantasia e os sentimentos dos alunos, estimulando e melhorando a aprendizagem de forma integral. Isso preparou os estudantes para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aplicada pela primeira vez em 2017.
 
Além dela, outros quatro professores de Educação Física de escolas públicas do Norte e Nordeste do país foram vencedores. Leonardo Coelho de Deus, do Piauí; Mariana Silva Barros, do Pará; André Luiz Cyrino Oliveira, do Ceará, e Weliton de Freitas Silva, do Tocantins, realizaram projetos em que o esporte é a principal ferramenta pedagógica no ensino dos alunos da Educação Básica.
 
Segundo a assessoria de imprensa, o Instituto Península, que acredita no esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral de alunos, apoia a categoria pelo segundo ano consecutivo por meio do Impulsiona, sua iniciativa que capacita professores a disseminarem os valores e práticas do esporte nas escolas. O concurso é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhece práticas de professores aplicadas em sala de aula que visam à melhoria da educação.
 
“Nós do Instituto Península temos orgulho em apoiar a categoria no Prêmio Professores do Brasil e celebrar o trabalho de professores que fortalecem o esporte como uma poderosa ferramenta pedagógica. A prática esportiva regular melhora o desempenho de alunos em tarefas que envolvem simultaneamente cognição, aprendizagem e raciocínio lógico, e seus valores desenvolvem competências socioemocionais, aspectos muito importantes na formação das novas gerações”, comenta Heloisa Morel, diretora do Instituto Península.
  
Os cinco vencedores ganharão um vale de R$ 5 mil para investir nas escolas onde atuam. A edição 2018 do concurso premiou 30 professores em seis categorias (Educação Infantil - Creche, Educação infantil: Pré-escola, Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, Ensino Fundamental - anos iniciais: 4º e 5º anos, Ensino Fundamental - anos finais: 6º a 9º anos e Ensino Médio), além de temáticas especiais, como Esporte como estratégia de aprendizagem.
 
Sobre o Prêmio Professores do Brasil
 
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
 
Sobre o Instituto Península
 
O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de professores e estudantes para que sejam capazes de fazer escolhas melhores e terem uma vida mais plena. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. 
 
Sobre o Impulsiona
 
É a iniciativa de educação esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos. Com foco em ampliar o repertório esportivo e disseminar os valores do esporte a crianças e jovens, o Impulsiona oferece cursos online e conteúdos digitais gratuitos para a especialização de professores de educação física, coordenadores pedagógicos e educadores. Lançado em julho de 2017, já alcançou mais de 10 mil escolas em todo o país. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet