Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

OUTUBRO ROSA

Primeira-dama busca zerar fila de espera para exame de mamografia com força-tarefa

Foto: Vicente Aquino / Secom Cuiabá

Primeira-dama busca zerar fila de espera para exame de mamografia com força-tarefa
No mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, pretende zerar a fila de espera de 3,9 pessoas que aguardam para fazer mamografia, exame de rastreio por imagem que revela a existência de sinais precoces da patologia. A força-tarefa efetivada nesta segunda-feira (16), é realizada em parceira com o hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.


Leia mais: 
Big Lar e salões de beleza se unem em campanha por doação de cabelos para mulheres com câncer

“Esse é um mês importante e devemos unir forças para demonstrar a importância da prevenção porque ela é a responsável por grande parte dos casos de cura. Temos a responsabilidade de criarmos mecanismos para garantir a todas essas pessoas a oportunidade de se prevenir o mais rápido possível”, destacou Márcia.
 
O acesso aos pacientes deve ser interditado via Sistema Único de Saúde (SUS), pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Essa sistematização, segundo a coordenadora de Regulação da SMS, Lileine Lúcia da Silva, é realizada pelo sistema SISREG, por ordem cronológica, garantindo a autorização ao acesso gratuito do paciente a um local previamente indicado, nesse caso a Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com assessoria de imprensa, a central ainda fará toda uma triagem dos pacientes constantes na lista de espera, a partir desta quinta-feira (18), para agendar, organizar e garantir o planejamento inicial, estimado em 60 exames diários.

A Santa Casa de Misericórdia se encarregará de toda a logística e infraestrutura, além de recursos humanos para realizar, em média, 300 exames de mamografia por semana até zerar a lista de espera.
 
“Nosso objetivo é dar celeridade nessa fila que, atualmente, se encontra extensa, além de buscar a dignidade e a humanização dos serviços porque, como disse anteriormente, é uma ocasião importante e todos nós devemos trabalhar em prol da prevenção que é a nossa melhor arma contra essa mal”, disse a primeira-dama.

Os atendimentos começarão a partir da próxima segunda-feira (22) em dois turnos, o primeiro na parte da manhã, das 7h às 11h, e o segundo das 14h às 19h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet