Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Caminhada Paz e Democracia

Com flores, cantos e poemas, militantes marcham por Haddad: “Ainda temos esperança”

Foto: Olhar Direto

Com flores, cantos e poemas, militantes marcham por Haddad: “Ainda temos esperança”
Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e outras pessoas favoráveis à eleição de Fernando Haddad participaram, na manhã deste sábado (20), da ‘Caminhada Paz e Democracia’. Marcado para às 8h da manhã, com saída e concentração na Igreja Nossa Senhora dos Passos, o evento chegou até a Praça da República, onde os presentes recitaram poesias, entoaram cantos e entregaram flores brancas. Nos rostos e discursos, todos afirmavam que ainda tinham esperanças.




Leia também:
Apoiadores de Bolsonaro programam ato contra o PT para domingo em Cuiabá

Vania Miranda foi uma das presentes, junto à sua mãe, Deci Miranda Luz, de 80 anos. Para ela, o maior medo caso o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, vença as eleições, é o fim da democracia. “A democracia foi uma grande conquista, milhares de pessoas estiveram na rua, milhares de pessoas doaram a vida pra que nós garantíssemos a democracia, e o maior medo neste momento é perdê-la, perder a liberdade, perder os direitos. Nós somos pelo amor”, afirmou. Deci, por sua vez, disse que não quer armas, e sim, liberdade.



Uma camiseta verde e amarela, da seleção brasileira, destoava das bandeiras vermelhas no meio da praça. Quem a vestia era Fátima Melo, formada em direito, mas que trabalha como assessora sindical. Apesar do vestuário ‘típico’ de seus adversários políticos, ela – que contou ser PT desde os cinco anos de idade – afirmou que é necessário ‘recuperar’ as cores da bandeira.

“Eu sou brasileira. As cores da bandeira são do nosso país, e não de nenhum partido. O vermelho é do partido PT, e eu sou PT desde os meus cinco anos de idade, mas vim de verde e amarelo pra mostrar que nós somos Brasil, e o Brasil não tem partido. O Brasil não tem religião”, afirmou. A militante conta que tem tentado, nos últimos dias, nas ruas e nas redes sociais, ‘alertar’ a população. “Porque [o Bolsonaro] é uma pessoa contrária à nossa democracia, é uma pessoa que não nos representa, não representa a classe trabalhadora. É uma pessoa que representa as multinacionais, os grandes empresários e os interesses de outros países, que não o nosso”.



Apesar das pesquisas mostraram uma possível derrota nas urnas, ela ainda acredita na virada. “Eu acho que as fake news colocaram muito medo na população, principalmente na classe trabalhadora. E agora, ainda bem que a máscara está caindo, ainda bem que as pessoas estão vendo que isso já aconteceu no passado, e o PT governou por 13 anos e não aconteceu nada daquilo que eles falam, então nós temos que abrir os olhos e alertar a nossa população, alertar os trabalhadores do risco que a nossa democracia está correndo”.

Para o coordenador da campanha de Fernando Haddad em Mato Grosso, e um dos organizadores do ato, Carlos Abicalil, lembrar do ‘escândalo’ do caixa 2 da campanha de Bolsonaro, denunciado pela Folha de São Paulo na última quinta-feira (18), será uma das estratégias de campanha nesta última semana.

Carlos Abicalil (Foto: Olhar Direto)

“Nós seguiremos, primeiro, a estratégia da denúncia do caixa 2, do crime eleitoral, da corrupção, da opulência de ricaços endinheirados financiando a campanha desde o exterior, da ingerência externa na eleição brasileira, que é gravíssimo. Um processo que está ocorrendo já em outras repúblicas e que tem gerado problemas muito sérios”. Além disso, Abicalil afirma que o PT pretende continuar uma campanha propositiva. “Desde o primeiro turno nós fazemos uma campanha propositiva, fazendo um debate sincero com a população, uma memória daquilo que nós vivemos nos períodos do PT, que é muito diferente dos últimos dois anos conduzidos pelo Temer com apoio do Bolsonaro e de toda sua turma. Essa memória, é necessário que a população tenha. Também faremos o combate às fake news, às notícias falsas que comprovadamente tinham uma matriz nesse ninho do ódio, da intolerância, da opulência, nesse ninho da discriminação, que nós entendemos não é o coração da maioria do povo brasileiro. Seguiremos, portanto, apelando ao voto do sentimento, da emoção, mas também ao voto da razão, daqueles que desejam ter um país pacificado com a convivência entre as diferentes opiniões, as diferentes manifestações. Um país que respeita todas as crenças, um país que respeita as instituições democráticas, um país que deseja que a gente viva numa convivência que seja pacífica, que a gente possa se abraçar sem temer que o outro tenha contra nós uma prática de violência, de agressão gratuita, por nada”.

Apesar da possibilidade, apontada por alguns juristas, da impugnação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão em decorrência das denúncias de Caixa 2, Abicalil afirma que o partido quer ganhar nas urnas. “Não abandonamos a legalidade. Em toda sua história, desde sua fundação, o PT disputou eleições com distintas regras, sempre dentro da legalidade. Quando perdemos e quando ganhamos. E é por isso que estamos batalhando pela defesa da democracia”.





Richard Kennedy, 24, que também esteve presente na manifestação, apontou outro medo: “A morte dos meus. A morte dos negros e LGBTs. E eu acho que é por isso que eu estou aqui na manifestação. Mas por todas as minorias, mulheres, soropositivos, ele é contra tudo isso... então a gente tem que resistir”.



Ele contou que, na última Parada Gay de Cuiabá, foi ofendido por eleitores de Bolsonaro, que o xingaram, gritaram e fizeram ‘armas’ com as mãos. “Não é ele quem faz. Ele dá discurso e a galera age. Não tenho medo dele, eu tenho medo dos eleitores dele”, afirmou.

A Caminhada Paz e Democracia ainda percorreu a 13 de junho e algumas ruas do Centro Histórico. Para este domingo (21), está programado um ato de apoiadores de Bolsonaro contra do PT, também na Praça da República.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet