Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Descaso

Idosa pode ter que amputar a mão após espera de quase dois anos por cirurgia

Foto: 'Tripa'

Jornalista, Francisca e seu esposo Berlino e o vereador Paulistinha

Jornalista, Francisca e seu esposo Berlino e o vereador Paulistinha

Francisca França da Silva, de 75 anos, espera há quase dois anos por uma cirurgia no braço após sofrer acidente em Peixoto de Azevedo (672 Km de Cuiabá). Em sua última consulta médica o plantonista informou que pelo tempo que o braço está quebrado sem tratamento os nervos das mãos já não funcionam e provavelmente ela terá que amputar a mão pois já perdeu o movimento dos dedos.

 
Leia mais
Família pede ajuda para cirurgia de R$ 40 mil a gerente comercial que descobriu câncer raro
 
Francisca sofreu um acidente na cidade há um ano e oito meses. Ela caiu na rua enquanto caminhava e quebrou os dois braços. Foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, onde engessaram um dos braços. O outro braço, que precisava de cirurgia, foi apenas enfaixado. Ela recebeu alta e desde então segue na luta para conseguir a cirurgia para correção do problema.

Seu esposo, Berlino de Salle costa, de 72 anos, conta que ele e a esposa são analfabetos e não têm filhos. De acordo com ele, durante todo esse tempo eles foram inúmeras vezes ao Hospital Regional de Peixoto de Azevedo em busca de uma solução, mas sempre era informado que lá na unidade não tinha os materiais para cirurgia e que eles precisavam ir na central de regulação.

Sem conhecimento e sem ninguém para ajudar a conseguir a autorização para cirurgia, Francisca ficou esse tempo todo com o braço enfaixado e sem tratamento. Para aliviar as dores, ela toma chás e remédios caseiros.

"Misericórdia senhor, eu não posso fazer nada dentro da minha casa, não posso nem pegar um copo d’água pra beber, eu não posso ficar com essa mão desse jeito", desabafa.

Na última semana o casal foi ao Ministério Público juntamente com o jornalista ‘Tripa’ do Programa de TV Informativo ação no ar e do vereador Paulistinha. O jornalista ao saber de toda história se prontificou a ajudar dona Francisca para que juntos tentassem a liberação da cirurgia junto ao Ministério Público.

Em conversa com a equipe do Olhar Direto ‘Tripa’ contou que o casal é bem humilde e que essa falta de assistência nesse caso foi “desumana”. Ele espera que com os conhecimentos que tem na cidade, possa ajudar na liberação da cirurgia o quanto antes para que a mão de dona Francisca não precise ser amputada.  

Em resposta, a secretaria municipal de saúde afirmou que não tinha conhecimento da gravidade desse caso e relatou que a cirurgia para a dona Francisca foi autorizada e marcada para o dia 14 de junho de 2018, porém, o telefone de contato era de uma vizinha da idosa que atendeu a ligação e não passou o recado. Em nota, a Secretária afirmou que irá acompanhar o caso de perto e uma nova cirurgia será marcada no prazo de dez dias e ela viajará acompanhada de um assistente social
 
A equipe de TV de Peixoto de Azevedo acompanhou todo o caso e cobra explicações de assistência social da cidade. "É trabalho do assistente social ir até a residência da paciente e verificar se ela ainda reside no local e fazer o acompanhamento do caso", afirmou o jornalista 'Tripa'.

A Secretária Municipal de Saúde ainda não conseguiu vaga em nenhum hospital próximo que tenha suporte para a cirurgia de dona Francisca, até o momento segue sem previsão de nenhuma data.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet