Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

em 90 dias

Viaduto da Miguel Sutil é revitalizado com ‘Cidade Viva’ e ganhará jardim e pinturas

Foto: Luiz Alves

Viaduto da Miguel Sutil é revitalizado com ‘Cidade Viva’ e ganhará jardim e pinturas
O viaduto da Miguel Sutil, localizado sobre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), é o novo espaço que será revitalizado por meio do projeto ‘Cidade Viva’, da Prefeitura de Cuiabá. Com previsão de entrega de 90 dias, ele terá melhorias na iluminação, jardinagem, reconstrução das calçadas e instalação de bancos e lixeiras, além da de pinturas de artistas locais.


Leia também:
Após rotatória da UFMT, 'Cidade Viva' vai revitalizar trevo do Parque Cuiabá e viaduto do Tijucal

O processo de revitalização começou no início da última semana. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “Cuiabá é uma cidade alegre e isso deve estar estampado em cada ponto por onde um cuiabano ou turista passar. No caso do viaduto da Miguel Sutil, trata-se de uma estrutura que abrange, estrategicamente, duas das avenidas mais movimentadas da cidade. Ainda assim, hoje quem passa, ou até mesmo espera sua condução ali, convive com uma área de aparência totalmente desagradável e sem vida. É essa realidade que queremos mudar. A revitalização irá garantir um ambiente mais confortável e com um visual muito melhor de se apreciar”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

O ‘Cidade Viva’ começou em 2017, com o intuito de substituir o cinza do concreto armado por estruturas coloridas. O trabalho permite a disponibilização de espaços públicos, situados nas vias de grande fluxo da Capital, para que artistas da cidade implantem nesses locais, por meio da pintura, aspectos da rica história cuiabana.

Já foram atendidos pelo “Cidade Viva” os viadutos Eng.º Domingo Iglesias Valério (Despraiado), Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz (UFMT) e Jamil Boutros Nadaf (Av. do CPA). “O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu uma importante missão de transformar a Cuiabá dos 300 anos em uma cidade cada vez mais bela. É uma forma resgatar a autoestima do cuiabano e fazer com que ele se sinta orgulhoso da cidade que vive. Com o ‘Cidade Viva’ estamos conseguindo proporcionar isso. Hoje é comum, por exemplo, ver as pessoas admirando essas pinturas, tirando fotos e publicando nas redes sociais. Antes desse trabalho isso não era possível. Os viadutos eram vistos apenas como estruturas de mobilidade urbana. Agora, a cada atuação da Prefeitura, tornam-se cartões postais da cidade”, comenta o secretário José Roberto Stopa.

Para garantir a manutenção destes espaços, a Prefeitura disponibiliza uma equipe específica para cuidar deles depois da entrega das obras. O Eng.º Domingo Iglesias Valério (Despraiado), por exemplo, foi o primeiro a receber as ações do programa “Cidade Viva” e, há cerca de 10 dias, conta com um grupo de operários trabalhando na estrutura. Além dos serviços básicos de limpeza e jardinagem, a atuação conta com o retoque em toda a pintura e manutenção no piso. A previsão é de que, até o início da próxima semana, o processo seja finalizado.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet