Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

PRINCIPAIS VIAS

Por adaptação, prefeitura resolve adiar início de multas com radares móveis; veja nova data

Foto: Secom/VG

Por adaptação, prefeitura resolve adiar início de multas com radares móveis;  veja nova data
A Prefeitura de Várzea Grande decidiu adiar o funcionamento de três novos radares que passariam a operar neste mês nas Avenidas – Feb, Filinto Muller e 31 de Março. Segundo o município, a intenção não é criar uma ‘indústria de multas’, mas, melhorar o trânsito e ajudar a prevenir acidentes nestas Avenidas de intenso tráfego de veículos e motocicletas.


Leia mais: 
Radares móveis começam a multar a partir de novembro; veja locais

Inicialmente as autuações começariam em 1º de novembro, mas em respeito à lei existente na cidade e aos cidadãos, o prazo para adaptação e orientação foi prorrogado para melhor conscientização do motorista e motociclista e deve começar a funcionar no dia 1º de dezembro. 

O secretário municipal de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, disse que estes pontos onde estarão operando os radares móveis estão sendo devidamente sinalizados. “Os agentes de trânsito do município receberam treinamento para operar os equipamentos de forma adequada. O segundo passo foi o diagnóstico do trânsito para traçar um planejamento estratégico da cidade na sua área de atuação”.

Os novos radares móveis poderão ser deslocados para vários pontos, devidamente sinalizados com placas de ‘velocidade máxima permitida’ e placas indicativas de ‘fiscalização eletrônica’. Serão penalizados pelos equipamentos e o motorista que for flagrado acima da velocidade permitida, que é 60 km/h.

As infrações por excesso de velocidade variam entre média, R$ 130,16, a gravíssima R$ 880,41, além dos pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos flagrados trafegando em alta velocidade que a permitida que é de 60 km nas Avenidas estarão sujeitos a multas graves e pontos na CNH, respectivamente.

 “Os radares são necessários pelo desrespeito a Lei de Trânsito. Os equipamentos registram a velocidade do veículo de frente, ou seja, o veículo que está vindo em direção ao radar, não depois que ele passa. Muitas vezes, os aparelhos são colocados próximos a postes ou árvores para proteção do equipamento e para evitar, por exemplo, que eles sejam derrubados por algum condutor ao passar. Mas eles não ficarão escondidos, e sim, estarão visíveis aos motoristas”, afirmou.

“Aliado às ações de educação no trânsito e conscientização dos condutores em relação à necessidade de se respeitar as regras de trânsito, o radar é uma das medidas para reduzir acidentes. E as medidas surtirão efeito no lapso temporal. Acreditamos que com a conscientização junto à população haverá uma redução significativa no número de multas aplicadas pelo radar móvel, isso significará realmente que a conscientização do motorista em relação aos limites de velocidade estão sendo eficazes na cidade”, explica o secretário Homero Dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet