Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

NOITE DE QUINTA

Cuiabá registrou 51 mm de chuva em uma hora; vias foram alagadas

Foto: Defesa Civil Municipal

Avenida vereador Juliano Costa Marques , em Cuiabá.

Avenida vereador Juliano Costa Marques , em Cuiabá.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 51 milímetros de chuva durante o período de uma hora, em Cuiabá, na noite desta quinta-feira (8). Grande parte do acumulado atingiu a região da Morada do Ouro e a região central da Capital.


 Leia mais: 
Após temporal, rua vira 'rio' e correnteza arrasta veículos em Cuiabá; veja vídeo

Segundo informações da Prefeitura de Cuiabá, o mês de outubro desse ano fechou com 140,9 mm de precipitação acumulada, sendo que a média climatológica de 1981 a 2010 esperada é 114 mm conforme levantamento feito pelo Inmet e monitorada pela Defesa Civil Municipal, tendo um aumento de 23,60%. No mesmo período de 2017, o acumulado foi de 91,6 mm de precipitação, tendo uma diminuição de 19,65% de chuvas ocorridas durante o mês.
 
O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, disse ao Olhar Direto que entre 20 e 21 horas da noite de ontem foram registrados 51 mm, o que significa chuva de intensidade muito forte. No entanto, segundo ele, a chuva perdurou até por volta da meia noite, totalizando 60 mm.
 
De acordo com ele, a avenida vereador Juliano Costa Marques foi uma das mais afetadas. A via ficou completamente alagada e veículos foram arrastados. O coronel também afirmou que lá a água chegou a atingir 50 centímetros de altura.  
 
“Não gerou acidente maior, com necessidade de chamar socorro, algo desta natureza, mas trouxe transtorno as propriedades, bens particulares, motos e carros, que foram arrastadas pela força da enxurrada”, afirmou ele, sobre a chuva da noite desta quinta-feira.
 
A Avenida Mario Augusto Vieira, na Morada do Ouro em Cuiabá, também ficou alagada e a água, com uma forte correnteza, arrastou veículos e pessoas A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de chuva para pelo menos até a metade da próxima semana.. 

Diante de uma situação de iminente perigo, explica o diretor, as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro. “Evite se locomover pelas enxurradas, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, e também não utilize equipamentos elétricos no caso de eles estarem molhados ou em locais úmidos, por causa das descargas elétricas. Isso são alguns cuidados que protegem a vida diante de uma tempestade,” reforça Wolkmer.

O diretor também lembra que além das técnicas de proteção que sempre são passadas, com o objetivo de resguardar vidas, as pessoas precisam se conscientizar quanto aos cuidados antes dos períodos chuvosos, como o descarte incorreto do lixo, que reflete negativamente, causando grandes danos, durante e depois das chuvas.

“Trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de proteção e resgate no objetivo maior, que é resguardar a vida das pessoas. E para que isso seja mantido, precisamos da colaboração de todos. Um ponto crucial é a conscientização das pessoas como mecanismo de proteção, que começa antes destes períodos considerados críticos, como não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo acaba indo para a rede de esgoto, causando entupimento dos bueiros, assoreamento ou enchimento da rede fluvial. Cada um precisa fazer sua parte para que tanto o meio ambiente e a vida sejam preservados.”

As pessoas que se encontrarem expostas às situações de risco e precisarem de resgate, o primeiro contato, deve ser com o setor de urgência e emergência do Corpo de Bombeiro pelo número 193. Antes dos riscos eminentes, em casos de possíveis desmoronamentos, rachaduras, entre outros, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 3623-9633.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet