Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

operação da energisa

Fazendas e mercados batem recorde de casos de roubo de energia em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Fazendas e mercados batem recorde de casos de roubo de energia em Mato Grosso
Em uma operação de combate ao furto de energia, a Energisa Mato Grosso, em parceria com a Polícia Militar, Civil e Perícia Técnica, constatou nas regiões de Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde e Jaciara 820 casos de irregularidades. Em quatro dias de operação, de terça-feira (6) a sexta-feira (9), cerca de 385 casos foram verificados em clientes de médio e grande porte, como fazendas, supermercados e lojas.


Leia mais:
Trincheira da Guia/Chapada entra em fase de concretagem e deve ser entregue em dezembro;fotos


"A quantidade de situações irregulares são surpreendentes. A cada nova operação, os números são ainda mais preocupantes. É importante lembrar que o furto de energia é crime previsto no código penal, com pena prevista de 1 a 4 anos, além de ser muito perigosa e colocar em risco a segurança da população, aumentando o risco de incêndios, curtos circuitos e até a queima de aparelhos eletrodomésticos", lembra o gerente de Combate a Perdas da Energisa, Sidney Tavares.

O processo irregular de ligação de energia, como a adulteração dos medidores e das instalações elétricas, traz insegurança para moradores e vizinhos, uma vez que os equipamentos – que são vistoriados em fábrica para seguir padrões de segurança -, ficam comprometidos.

Além disso, esse tipo de instalação impacta no registro do consumo e prejudica a qualidade do fornecimento, ocasionando oscilações e até mesmo interrupções com maior frequência. "Temos nos estruturado cada vez mais para permanecer com essas operações continuadas buscando vistoriar e levar mais segurança para essas regiões", complementa o gerente.

Mais de 200 profissionais participaram da ação e fizeram inspeções em residências, comércios, grandes empresas e fazendas. Sidney avalia as parcerias como um ponto alto da operação. "A ação conjunta com as equipes da Secretaria de Segurança Pública tem sido fundamental para o combate ao furto de energia. Também precisamos destacar a parceria da população, que tem ligado e denunciado", pontua e completa: "Não deixe de denunciar. Temos canais abertos para isso, como o 0800 646 4196 e o aplicativo Energisa On. Você não precisará se identificar".

Ao longo dos últimos três meses, quatro operações ostensivas trouxeram números alarmantes de irregularidades pelo Estado. Foram identificados 12.465 casos de irregularidades entre agosto e novembro, representando um prejuízo de R$ 4,8 milhões de reais a serem arrecadados somente via ICMS para o Estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet