Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

descaso

Parlamentares e representantes de 19 municípios discutem ‘intervenção’ do Hospital Regional

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Parlamentares e representantes de 19 municípios discutem ‘intervenção’ do Hospital Regional
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho e a deputada Janaina Riva (MDB) irão se reunir nesta terça-feira (13), com representantes das  19 cidades que compõe o Consórcio Regional Sul de Saúde, para discutir um pedido de intervenção no Hospital Regional de Rondonópolis (a 216 quilômetros de Cuiabá), administrado pelo Instituto Gerir. Uma reunião está prevista para acontecer na Secretaria Estadual de Saúde (SES), pela manhã  e outra no período da tarde na Casa de Leis. Apesar da circulação em grupos de WhatsApp de que o local teria “fechado às portas” e os responsáveis abandonado o hospital, a assessoria do instituto afirmou que trata-se de uma informação “falsa e irresponsável”.


Leia mais: 
Médicos do Hospital Regional de Sinop paralisam atendimentos por salários atrasados

Na última sexta-feira (09), aconteceu uma reunião em Rondonópolis com representantes dos municípios. Eles reclamam que administração feita pela empresa Gerir não paga os funcionários há mais de três meses. Além disso, relatam que o hospital estaria com a falta desde os insumos mais básicos como esparadrapos, luvas e antibióticos, até o material utilizado para os procedimentos mais complexos.
 
Segundo informações da assessoria de imprensa, na reunião ficou acordada que será protocolada uma ação popular pedindo o bloqueio no Governo dos repasses à empresa. A medida acautelatória será baseada na troca de governo e na garantia de que a próxima gestão não continue o contrato com a empresa, nem faça mais repasses até que as dívidas com os médicos, enfermeiros e funcionários do Hospital seja quitada.
 
“Em Sinop, na semana passada, tivemos a decisão de um Juiz que proibiu o governo do estado de renovar o contrato com a mesma empresa por mais cinco anos, baseada na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Sinop, a exemplo e Rondonópolis a população reclama da má gestão, sucateamento da unidade, falta de insumos e atraso de salários dos profissionais. O que precisamos agora é da boa vontade do governo pra estender isso para a Região Sul e extirpar de vez essa empresa da gestão hospitalar em Mato Grosso. Vou acompanhar de perto todas as agendas dos municípios e pedi que se mobilizem para pressionar o governo a fazer essa intervenção por meio de um decreto ou por via judicial. Pessoas estão morrendo sem atendimento e isso não pode mais acontecer”, comentou Janaina Riva. 
 
Compõe o consórcio de saúde da região sul, os municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa e Tesouro.
 
Instituto Gerir 
 
A diretoria do Hospital Regional Irmã Elza Giovanella informou que, por problemas de saúde, Fernando Rinaldo teve que se afastar das funções de diretor geral do Hospital e no momento, Gustavo Vasconcelos, que já acompanha os processos do HRR, está fazendo a coordenação.
 
A informação que está circulando em grupos de mensagem de WhatsApp de que o Hospital “fechou as portas” por determinação judicial e que o Instituto Gerir abandonou a administração é falsa e irresponsável. O Instituto também reafirmou a necessidade de regularidade nos repasses de custeio pelo Poder Público e reforçou o compromisso e parceria no atendimento aos pacientes da região sudeste de Mato Grosso.  Garantiu também que, dentro das condições atuais, os atendimentos estão sendo realizados com qualidade, de forma humanizada, e sempre adotando as medidas para segurança do paciente, visando seu restabelecimento total.

Secretaria de Saúde 

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que está concluindo nesta segunda-feira (12) a transferência de R$ 2,2 milhões para o Hospital Regional de Rondonópolis, totalizando o repasse de R$ 5 milhões referentes a competência de setembro.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet