Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pedro fica

Botelho "enterra" pedido de afastamento contra Pedro Taques

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Botelho
O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) arquivou o pedido de afastamento do governador Pedro Taques (PSDB) protocolizado pela deputada Janaína Riva (MDB), feito com base nas informações repassadas pelo empresário Alan Malouf em acordo de colaboração homologado pelo Supremo Tribunal Federal.  


Leia também:
Botelho alega falta de documentos e ganha tempo para decidir sobre afastamento de Taques
 
Botelho sequer colocou o pedido em votação. Ele argumentou contra o afastamento pelo viés jurídico e político. De acordo com o democrata, o afastamento é uma decisão muito drástica e o pedido de afastamento tem como base somente uma delação premiada, que não se desdobrou em denúncia contra o governador. “Há de ser necessário a real constatação de serem verdadeiros os supostos atos”, defendeu, sobre o afastamento.
 
Do ponto de vista político, o democrata argumentou que Taques já foi derrotado nas urnas e tem dia para deixar o poder, 31 de dezembro. O período em que o governador continuará no cargo, sustenta Botelho, não é suficiente para o desenrolar das investigações.
 
A deputada estadual Janaína Riva pediu a palavra após o arquivamento e defendeu o ideal seria o presidente colocar em pauta de votação o pedido, até mesmo para que o eleitor conhecesse a posição de cada parlamentar da Casa de Leis. Janaína ainda citou a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República para ilustrar o que identifica como anseio da população pelo combate à corrupção.
 
Janaína ainda afirmou que se a legislatura passada tivesse afastado Silval Barbosa diante dos indícios de corrupção, talvez Mato Grosso estivesse hoje em melhor situação. A comparação foi Silval serviu de combustível para resposta de Wilson Santos (PSDB), que classificou o ex-governador como bandido, diferente, segundo ele, de Taques.
 
Wilson ainda cumprimentou Botelho pela decisão de arquivar o pedido de afastamento e afirmou que tinha certeza que se o requerimento fosse para votação em plenário o resultado seria, também, o arquivamento. Em tom de provocação, o deputado ainda parabenizou Janaína Riva por desempenhar bem o papel de oposição e chamou para, juntos, a partir de janeiro, os dois formarem a bancada de oposição à gestão Mauro Mendes.  
 
O pedido

O pedido apresentado por Janaina Riva tem como base a delação premiada do empresário Alan Malouf. Além do afastamento, a parlamentar requereu o julgamento do tucano pelo crime de responsabilidade. Se acatado, Taques poderá ser condenado e ficar inapto a exercer qualquer função pública por cinco anos.

A delação de Alan Malouf foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 19 de abril deste ano. O sigilo do documento foi retirado na semana passada e revelou uma trama classificada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, como um “esquema complexo de arrecadação de verbas para campanhas eleitorais”. Segundo o delator, Pedro Taques teria ciência das irregularidades e seria o principal beneficiário.
 
Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet