Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Em 2018

Três estupros e um assédio são registrados em MT envolvendo motoristas de aplicativos e moto-táxi

Foto: Reprodução

Três estupros e um assédio são registrados em MT envolvendo motoristas de aplicativos e moto-táxi
A Coordenadoria de Estatística e Analise Criminal (CEAC), da Secretaria de Segurança Pública, revelou que de janeiro a julho de 2018 foram registrados três casos de estupro e um de assedio sexual praticados por condutores de moto-taxi e de carros pertencentes aos serviços de aplicativos em Mato Grosso. Os casos envolvendo motoristas de aplicativos foram registrados até o momento: dois estupros e um assédio sexual, enquanto o serviço de moto-táxi foi apontado pela vítima como o autor de um estupro.


Leia mais
Motorista do Uber se salva de sequestro após mandar mensagem em grupo de WhatsApp

Em 2017 entre janeiro e dezembro, também houve um registro de estupro envolvendo motorista de táxi, além de dois casos envolvendo moto-taxistas (um estupro e um assédio sexual), e dois casos de estupros envolvendo motorista de aplicativo. Em 2016, no mesmo período, foram dois casos de estupro: um envolvendo taxista e o outro, condutor de moto-táxi.

Os registros gerais de estupro em todo o estado, entre janeiro e setembro de 2018, foram 178 casos envolvendo vítimas femininas de 18 a 59 anos). Alguns relatos de mulheres que utilizam serviços de transporte particulares têm circulado nas redes sociais e gerado preocupação entre as usuárias dos serviços.

De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia de Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, Cláudio Álvares Santana, é muito importante que as vítimas registrem os casos. “O trabalho investigativo vai partir deste relato, e é fundamental ter a consciência de que o ato de encostar na vítima, qualquer parte do corpo, principalmente as regiões íntimas, configura estupro”.

Como em qualquer outra situação de perigo e emergência, a vítima também pode acionar os órgãos de segurança pelo 190 (Polícia Militar) ou pelo 180 (Defesa da Mulher). Também é possível fazer o pré-registro de Boletim de Ocorrência (BO) pela Delegacia Virtual, lembrando que nos casos de estupro e outras ocorrências que requerem laudos periciais é preciso ir até a delegacia concluir o atendimento.

Dicas de segurança

Alguns cuidados também podem evitar novos casos: Compartilhar a localização em tempo real com alguém da família ou amigos ao ingressar em transporte alternativo; sentar no banco de trás (no caso de carros); avisar às pessoas caso note algo suspeito; prestar atenção à rota seguida pelo motorista e intervir quando necessário; optar por rotas mais movimentadas; e em horários noturnos ou de madrugada procurar compartilhar a viagem com alguém.

Assim como nas demais situações cotidianas, é importante prestar atenções a detalhes relacionados ao condutor, como cor da roupa, cabelo, cor dos olhos, características pessoais, como tatuagem ou mancha de pele, entre outros que possam auxiliar na identificação e busca, caso haja alguma ocorrência.

Via assessoria, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, recomenda que os usuários chequem o modelo do carro, placa, nome do condutor e foto, se algum desses dados estiverem em desacordo com o mostrado pelo aplicativo, não entrar no veículo e comunicar o fato a empresa responsável.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet