Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Vai fechar de novo

Governo não cumpre TAC e secretário pode voltar a concretar tubulação que joga esgoto no Parque das Águas

Foto: Olhar Direto

Governo não cumpre TAC e secretário pode voltar a concretar tubulação que joga esgoto no Parque das Águas
O secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Stopa, afirmou, em entrevista à Rádio Capital FM, que o governo do Estado ainda não cumpriu com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado para acabar com o despejo de esgoto, feito por diversos órgãos do Executivo, na lagoa do Parque das Águas. Ele afirmou ainda que pode voltar a concretar a tubulação, como havia feito em abril deste ano.


Leia mais:
“Se não acontecer vamos tomar providências de novo”, afirma secretário sobre regularização de esgoto no Parque das Águas
 
“É uma novela que começou quando Mauro [Mendes] era prefeito de Cuiabá. Espero que agora, com ele governador, resolva. Infelizmente, o atual governador não teve competência sequer para resolver algo que é simples. Tem um TAC que ficou parado dois anos e só foi assinado quando nós concretamos”, explicou o secretário.
 
Após o TAC ser firmado, o secretário explica que foi feita uma solução paliativa. Porém, com o aumento das chuvas, o esgoto voltou a ser jogado na lagoa: “O Executivo teria teria até dezembro para fazer as obras necessárias de ligação. Não vai fazer obviamente, não há interesse, porque se quisesse faria. Já notificamos a todos os órgãos para o cumprimento do prazo”.
 
Entre os órgãos do governo que despejam esgoto no Parque das Águas estão a Secretaria de Administração e o Palácio Paiaguás. Até a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) poluía o local, mas – conforme Stopa – foi uma das poucas que corrigiu o problema.
 
“É algo sério, um dos cartões postais de Cuiabá. Espero que o Mauro, com um ou dois meses de atraso, cumpra com o TAC. Se não cumprir, vai ser executado o termo. Se não definir, vamos fechar definitivamente [a tubulação]”, finalizou.
 
Imbróglio
 
No último dia 30 de abril a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos havia realizado a concretagem da saída do esgoto que caía na lagoa do Parque das Águas. A Prefeitura já havia pedido intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) em decorrência desta situação. Dois dias após a concretagem o Governo do Estado firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá, para solucionar o problema.
 
Foi feita uma ligação provisória do esgoto foi feita pela Águas Cuiabá e o Governo do Estado ficou com um prazo de 180 dias para construir um ramal de esgoto até um local próximo à rede coletora da concessionária.
 
No ano passado, o excesso de dejetos sem tratamento reduziu drasticamente o nível de oxigênio na água da lagoa, resultando na morte de várias espécies de peixes e redução do pássaros que frequentavam as imediações.
 
A primeira leva de mortandade de pescado ocorreu em meados de 2016 e voltou acontecer em maio de 2017. Além da morte dos peixes, em determinados horários, o odor se torna insuportável, principalmente para quem está no Residencial Paiaguás e na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet