Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

MONITORAMENTO

Chuvas no mês de novembro batem recorde e acumulado é o maior em 37 anos

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Chuvas no mês de  novembro batem recorde e acumulado é o maior em 37 anos
A chuva que caiu no final da tarde e começo a noite desta quarta-feira (28), foi acima da média, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em apenas uma hora, entre 17h e 18h, choveu 67,8 mm. Na hora seguinte choveu mais 12,2 mm totalizando 80 mm de chuva em apenas duas horas. O mês de novembro também registrou o maior volume acumulado dos últimos 37 anos, conforme o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer. 


Leia mais: 
Chuva intensa alaga Prainha e provoca apagão em bairros de Cuiabá; veja vídeo

“Esse já é o maior índice acumulado para o mês de novembro nos últimos 37 anos. No mesmo período do ano de 1983 o registro de chuvas foi de 369,6mm. E a previsão para os próximos dias é de muita chuva. Então todo cuidado é pouco para evitar possíveis transtornos”, disse.

Conforme monitoramento feito pela Defesa Civil de Cuiabá Municipal, até o dia 27 de novembro, a precipitação foi de 361,2. Com a chuva de ontem subiu para 409,8 mm. Isto significa que em 28 dias já choveu mais que o dobro da média normal climatológica para o mês na região que é de 172,9mm.

Diante de uma situação de iminente perigo, explica o diretor, as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro. “Evite se locomover pelas enxurradas, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, e também não utilize equipamentos elétricos no caso de eles estarem molhados ou em locais úmidos, por causa das descargas elétricas. Isso são alguns cuidados que protegem a vida diante de uma tempestade,” reforça Wolkmer.

“Trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de proteção e resgate no objetivo maior, que é resguardar a vida das pessoas. E para que isso seja mantido, precisamos da colaboração de todos. Um ponto crucial é a conscientização das pessoas como mecanismo de proteção, que começa antes destes períodos considerados críticos, como não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo acaba indo para a rede de esgoto, causando entupimento dos bueiros, assoreamento ou enchimento da rede fluvial. Cada um precisa fazer sua parte para que tanto o meio ambiente e a vida sejam preservados”, completou o diretor. 
 
Segundo informações da assessoria de imprensa, a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA) teve que passar por reparos, depois que uma caixa de passagem de água pluvial rompeu e se formou uma cratera na lateral da pista. A faixa atingida já foi interditada e sinalizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Outro trecho que receberá uma intervenção da Secretaria é o situado na Rua Barão de Melgaço, ao lado da Praça Rachid Jaudy. Na região, a Pasta iniciará ainda nesta semana o reparo em um buraco que se abriu no meio da pista.  A Secretaria continuará ainda o trabalho já iniciado na Avenida Dante Martins de Oliveira, onde uma caixa de passagem foi reconstruída, restando apenas o aterramento para finalizar o serviço.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet