Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Discurso aparelhado

Futura base de Bolsonaro na Câmara, Medeiros critica “viés” de atuação do Ibama

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Futura base de Bolsonaro na Câmara, Medeiros critica “viés” de atuação do Ibama
Menos de um mês após o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), recuar da ideia de extinguir o Ministério do Meio Ambiente, um de seus principais articuladores e membro da futura base de sustentação na Câmara dos Deputados, o senador e deputado federal eleito por Mato Grosso, José Medeiros (Pode), fez duras críticas ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e disse que o próximo governo não irá respeitar o “viés” pelo qual a autarquia vem atuando.


Leia mais:
Maggi rechaça fusão do Mapa com Meio Ambiente e descarta permanecer em gestão Bolsonaro

“Ninguém quer acabar com o Ibama, quer acabar com o modelo que se tem aí. O que se quer é que o Ibama possa ser uma agencia pelo Brasil e não contra o Brasil. O que é que fiscalização brasileira faz? Chega alguém de um órgão e fala ‘esse banheiro que você fez a porta está 10 cm abaixo. R$ 30 mil de multa’. ‘Você tem direito a desmatar 20% da sua fazenda, só que você desmatou aqui e não veio pedir a licença, está embargada toda a sua obra’. Aí quando vai ver por que não pegou a licença, é porque a pessoa está há cinco anos pedindo e não sai. Vocês querem que a gente respeite esse tipo de conduta? Não, nós não vamos respeitar. Esse viés serve de pano de fundo, como barreira para o nosso desenvolvimento”, criticou Medeiros, na tribuna do Senado.

No final de semana, Medeiros já havia compartilhado em suas redes sociais reportagem que trazia uma declaração de Bolsonaro criticando multas do Ibama, e assegurando que a produção brasileira já segue os padrões de sustentabilidade exigidos ao redor do mundo. O discurso segue aparelhado.

“Óbvio que dá para fazer uma discussão diferente, de sustentabilidade e desenvolvimento. Vamos mostrar para o consumidor europeu, de onde for, que nós somos sustentáveis, que nós conseguimos fazer isso. Mas nossa agência, que deveria nos ajudar nisso, é quem ajuda a fazer a pior fama nossa”, criticou Medeiros, na última segunda-feira (03).

Até o momento, Bolsonaro já definiu o comando de 20 dos 22 Ministérios de seu Governo. A nova estrutura ministerial foi apresentada esta semana pelo futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). O Ministério do Meio Ambiente ainda segue sem definição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet