Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Cofre vazio

Mauro vai receber Governo sem recursos em caixa para pagamento de salários dos servidores

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Mauro vai receber Governo sem recursos em caixa para pagamento de salários dos servidores
Com o salário do mês de novembro ainda em aberto, o Governo do Estado entrará 2019 sem recursos em caixa para honrar a folha de pagamento do funcionalismo. A informação foi confirmada pelo atual chefe da Casa Civil, Ciro Gonçalves, que explicou que há dois anos o Executivo arrecada a verba utilizada para pagar a remuneração dos servidores somente nos 10 primeiros dias do mês subsequente ao trabalhado.


Leia mais:
Mendes não descarta escalonar salários nos primeiros meses e diz que depende da arrecadação

“Vamos deixar bem claro que o Governo há dois anos trabalha o pagamento dos salários no dia 10, com a receita entesourada entre os dias 01 e 10 do mês, sobretudo as receitas do dia 04, 05 e 06 de todos os meses, que são as de maior substância no Tesouro. O Estado não trabalha poupando dinheiro no dia 20, 21, 22 para poder pagar no dia 10, ele trabalha com o entesouramento do recurso do dia 01 ao dia 10. Então, acredito, que no dia 10 de janeiro se ele fizer a gestão dos primeiros 10 dias, que já estará sob sua governança, isso cabe a ele...”, comentou Ciro, ao ser questionado sobre o assunto.

Esta semana, após se reunir com Pedro Taques (PSDB), o governador eleito Mauro Mendes (DEM) assumiu que poderia escalonar salários nos primeiros meses de sua gestão. “Não posso descartar e nem confirmar. Os números dependem sempre da arrecadação. Nós vamos trabalhar e já estamos trabalhando fortemente para tomar medidas de contenção de despesa”, disse, na ocasião.

Nos últimos meses, Mendes anunciou o corte de nove secretarias e a demissão de mais de 3 mil servidores comissionados, como medidas urgentes já em janeiro para economizar cerca de R$ 200 milhões aos cofres públicos.

Parte dos servidores do Estado ainda não recebeu o salário referente ao mês de novembro. Somente aposentados, pensionistas e servidores da ativa que recebem até R$ 6 mil foram pagos na terça-feira (11). No total serão pagos nesta data os vencimentos de 92.969 servidores, que representam 90% do total da folha do Executivo. A expectativa é que até o dia 21 de dezembro toda a folha esteja quitada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet