Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

veja cerimônia

Em diplomação, Mendes diz que Taques não foi republicano com proposta de reformas e fundos

17 Dez 2018 - 18:51

Da Reportagem Local - Érika Oliveira/Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Em diplomação, Mendes diz que Taques não foi republicano com proposta de reformas e fundos
O governador Mauro Mendes (DEM), o seu vice Otaviano Pivetta (PDT), e os outros 34 candidatos eleitos em outubro estão sendo diplomados em cerimônia que acontece no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), na noite desta segunda-feira (17). Antes da cerimônia, Mendes concedeu entrevista e não escondeu sua insatisfação com o governador Pedro Taques (PSDB), que não irá mandar a reforma administrativa e nem projetos reformulando so Fethabs para a Assembleia Legislativa.


Leia também
Barbudo desconversa diante de suspeitas sobre Bolsonaro e diz que mídia não mostra ‘laranjas do PT’


Vários políticos chegaram ao local do evento já no final da tarde e atenderam a imprensa, assim como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal, que pediu para que o cidadão participe da política e acompanhe os mandatos dos eleitos.

Ao chegar no evento, o governador eleito Mauro Mendes lamentou as últimas decisões de Pedo Taques (DEM) de descartar a proposta de reorganização do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab) e de não acatar ao seu pedido para que o projeto de lei para a reforma administrativa, a Assembnleia Legislativa. 

Para Mendes, as decisões de Taques não foram republicanas. Ele também garantiu que as propostas vão ser encaminhadas por ele ao Legislativo assim que assumir o seu primeiro dia de mandato a frente do Palácio Paiaguas. 

"É lamentável, não é um ato republicano, mas ele é o governador até o dia 31 de dezembro e ele tem a prerrogativa legal de fazer ou não o encaminhamento de projetos de exclusiva competência do Executivo para ser encaminhado ao Legislativo. Se ele não atendeu a este pedido, não tem problema nenhum e no dia 2 de janeiro nós iremos fazer este encaminhamento", afirmou.

Representante da AL
 
A deputada estadual líder de votos, Janaína Riva (MDB) discursou representando a Assembleia Legislativa e defendeu uma boa relação institucional entre os Poderes, mas ressaltou a necessidade de se ter um parlamento forte.
 
Para a deputada, as urnas deram um claro sinal de que o povo quer mudança e sustentou que é o tempo de mudar atitudes e padrões em um sentido amplo. “As pessoas entenderam que a Constituição diz que o poder emana do povo”, ilustrou.


Rogério Florentino Pereira/ OD 

Para a parlamentar, a próxima bancada da AL é altamente qualificada e a próxima legislatura pode ser a melhor da história. “Tenho mania de ser otimista e de olhar para frente. Sinto que dias melhores para Mato Grosso estão para vir. Vamos juntos cumprir essa tarefa por nós confiada pelo povo”.

Deputado federal mais votado

Em seu discurso representando os deputados federais eleito, o produtor rural Nelson Barbudo (PSL), agradeceu a sua equipe familiar e destacou que o eleitor mato-grossense provou que uma pessoa sem grande poder aquisitivo pode ser eleito como representante da população em Brasília (DF).

Eleito com mais de 126 mil votos, Barbudo também elogiou o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral.


Rogério Florentino Pereira/ OD 

"Não posso deixar de enaltecer o trabalho e a lisura que agiu o TRE, em uma demonstração que as instituições são sérias e funcionam neste pais... Agradeço a todos meus colaboradores, que em minha pessoa depositaram confiança. A minha eleição representa uma nova forma de fazer política em Mato Grosso. Consegui provar que com poucos recursos chegam-se a 126 mil votos e ser o deputado federal mais votado", afirmou.

Senadora mais votada 

Senadora mais votada, Selma Arruda (PSL) aproveitou seu discurso para reafirmar compromissos de campanha e prometer empenho no combate à corrupção e às organizações criminosas. “Trabalharei para que sejam abertas as caixa pretas do BNDES, estatais e núcleos atingidos pela corrupção sistêmica”, discursou, arrancando aplausos da plateia.
 
Selma também prometeu trabalhar pelo projeto escola sem partido e pela retomada do desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Nesse momento, a senadora diplomada se posicionou contra a taxação do agronegócio.


Rogério Florentino Pereira/ OD 

Por fim, prometeu combater privilégios como cartões corporativos de políticos e trabalhar para valorizar carreiras de Estado.

Diplomação

Na cerimônia serão diplomados os dois eleitos para o cargo de senador; oito para o cargo de deputado federal;  24 eleitos para deputado estadual; além do governador e o vice-governador eleito.

Os suplentes dos eleitos poderão obter o diploma por meio do sistema Diploma Net, a partir do dia 18 de dezembro. Por meio da diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que aqueles candidatos estão aptos a tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos.

Assista abaixo a cerimônia de diplomação:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet