Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Sangria II

Ex-secretário de Saúde foi preso em Chácara e médico em condomínio de luxo

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ex-secretário de Saúde foi preso em Chácara e médico em condomínio de luxo
O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, foi preso na manhã desta terça-feira (18) pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) em uma chácara na cidade de Santo Antônio do Leverger (34 quilômetros de Cuiabá). Além disto, a Polícia Civil também cumpriu um mandado no condomínio Alphaville II, na Capital.


Leia mais:
Ex-secretário e médicos são presos em operação que apura fraude em contratos; veja nomes e vídeo

Segundo as informações da Polícia Civil, o mandado contra o ex-secretário foi cumprido nesta manhã. Ele estava em uma chácara, que fica situada no município de Santo Antônio do Leverger. Quem efetuou a prisão foi o delegado Lindomar Tofoli, junto com outros investigadores da especializada.

O ex-secretário de Saúde do município chegou à sede da Defaz sem algemas. Ele preferiu não conversar com a imprensa no local e foi levado diretamente para dentro das dependências da delegacia, onde deve ser ouvido.



Vídeo: Rogério Florentino/Olhar Direto

Huark pediu exoneração do cargo no início do mês, logo depois da deflagração da primeira fase da 'Operação Sangria'. Na ocasião, ele usou como justificativa o fato de se concentrar em fazer sua defesa das acusações de ter feito pagamentos ilegais para suas empresas.

Além disto, homens da Polícia Civil também cumpriram um mandado de prisão no Condomínio Alphaville II. No local, foi detido o médico e empresário Fábio Liberali Weissheimer, também apontado como integrante do esquema. 

Até agora, já foram cumpridos mandados contra: Huark Douglas Correia da Costa, Fábio Liberali Weissheimer, Adriano Luiz Sousa, Kedna Iracema Fonteneli Servo, Celita Liberali, Luciano Correa Ribeiro e Fábio Alex Taques Figueiredo. Todos foram encaminhados para a sede da Delegacia Fazendária.

Segundo a apuração, a organização mantém influência dentro da administração pública, no sentido de desclassificar concorrentes, para que ao final apenas empresas pertencente a eles (Proclin/Qualycare) possam atuar livremente no mercado, “fazendo o que bem entender, sem serem incomodados, em total prejuízo a população mais carente que depende da saúde pública para sobreviver”.

A investigação demonstra que a organização criminosa, chefiada por médicos, estão deteriorando a saúde pública de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso. Levantamento feito pela Central de Regulação de Cuiabá, em 2017, aponta que 1.046 pessoas aguardavam por uma cirurgia cardíaca de urgência e outras 390 por um procedimento cardíaco eletivo.

“Pedimos apoio da população para transformar essa calamidade que a saúde pública de Mato Grosso. Aquelas pessoas que foram prejudicadas, tiveram parentes que morreram por falta de atendimento nos hospitais, que denunciem para que possam ser punidas com rigor essas pessoas que desprezam o valor da vida humana”, orientou o delegado.

A operação, oriunda de investigação da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), é desdobramento do cumprimento de onze mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, ocorridos no dia 4 de dezembro, para apurar irregularidades em licitações e contratos firmados com as empresas Proclin (Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna), Qualycare (Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar LTDA) e a Prox Participações, firmados com o município de Cuiabá e o Estado.

Nome da Operação

O nome da operação “Sangria” é alusivo a uma modalidade de tratamento médico que estabelece a retirada de sangue do paciente como tratamento de doenças, que pode ser de diversas maneiras, incluindo o corte de extremidades, o uso de sanguessugas ou a flebotomia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet